Depois de ter ganho por 3-0 em casa, o Arsenal conseguiu não só impedir uma reviravolta do Real Madrid, como replicou o êxito no reduto dos merengues ao ganhar por 2-1. No final, como seria natural, Mikel Arteta era um treinador radiante e orgulhoso do feito.

"Uma das melhores noites da minha carreira no futebol. Jogámos contra uma equipa com a maior história. Têm sido uma inspiração para todos nós nesta competição. Ganhar a eliminatória da forma como ganhámos, acho que temos de estar muito orgulhosos de nós mesmos. É muito difícil. Depois de 2, 3 minutos, percebes que neste estádio tudo pode acontecer. Felizmente, muitas coisas correram-nos de feição. No global, fizemos tudo que tínhamos de fazer para ganhar. A história que temos nesta competição é muito curta, pois é apenas a terceira vez que chegamos a esta fase. Mas temos de seguir a partir daqui. Toda esta experiência vai ajudar-nos, estou certo disso", declarou o espanhol, à TNT Sports.

O treinador dos gunners revelou ainda que conversou com Pep Guardiola - o seu ídolo - na manhã antes de defrontar os merengues. Admitiu que o sucesso que está a alcançar, em parte deve-se tudo o que aprendeu com o técnico do Man. City, nos tempos em que foi seu adjunto.

"Liguei-lhe esta manhã. Se estou aqui é graças a ele. Foi sempre uma inspiração para mim como jogador e treinador e porque foi a pessoa que apostou em mim na sua equipa técnica. Vivi com ele quatro anos maravilhosos", admitiu Arteta, que contou ainda em quem pensou quando o jogo terminou: "Na minha mulher, nos meus filhos, na minha família. Fico muito contente por eles também terem assistido a este momento."