Os árbitros italianos vão explicar no relvado, através do sistema sonoro, as decisões tomadas após intervenção do videoárbitro (VAR), nos jogos das meias-finais e final da Taça de Itália, anunciou esta segunda-feira a Liga Italiana de Futebol.

"Em acordo com a Federação Italiana de Futebol e a Associação Italiana de Árbitros, a Liga deu luz verde para testar a explicação aos espetadores e telespetadores das decisões tomadas após recurso ao VAR por parte do árbitro principal, através do sistema sonoro dos estádios", informou o organismo, em comunicado.

Esta experiência vai resumir-se aos últimos cinco jogos da Taça de Itália de 2024/25: as meias-finais, em duas mães, entre Inter de Milão e AC Milan, treinado pelo português Sérgio Conceição, e entre Empoli e Bolonha, e a final, marcada para 14 de maio. Este método já é aplicado na liga portuguesa.

A Liga Italiana anunciou também a introdução do sistema VARDict a partir da 30.ª jornada da Serie A, que se disputa no próximo fim de semana, através do qual serão transmitidas nos ecrãs dos estádios informações e gráficos sobre uma revisão do VAR em curso.