Daniel Sousa foi esta quinta-feira apresentado como novo treinador do V. Guimarães, numa conferência de imprensa que contou também com a presença do presidente António Miguel Cardoso, que começou por garantir estar "muito contente" com a escolha e explicou por que não pediu mais 30 dias a Rui Borges. 

"É um treinador que acompanhávamos há muito tempo e aconteceu na oportunidade certa. Rapidamente acertamos tudo. Queremos começar a trabalhar, temos treino esta tarde, jogos que se avizinham muito brevemente, um clube, uma cidade e uma região a apoiar o Vitória, a lutar por si."

O que o levou a apostar em Daniel Sousa? Foi a primeira opção?

"Foi inesperada a saída do Rui Borges, mas no futebol as coisas são desta forma, temos de estar preparados para reagir ao que acontecer. É normal que o Vitória esteja atento ao mercado. Os outros nomes que surgiram nada têm a ver connosco, é normal que conheçamos outros treinadores. Desde o momento em que percebemos o que ia acontecer o que aconteceu com o mister Rui Borges falei imediatamente com o Daniel. Conhecemos todo o seu percurso desde o início da carreira e entendemos que era o momento certo".

Ficou surpreendido com a saída de Rui Borges? Confirma os valores da saída? Não pediu os 30 dias?

"Acho que todos os os clubes têm formas diferentes de pensar. Todos nos respeitamos, mas somos todos diferentes. Não pedimos 30 dias porque a partir do momento em que um treinador manifesta a vontade de sair, para nós sai 5 minutos antes. Respeito a posição do Rui Borges em relação à sua saída. Fiquei surpreendido, mas faz parte do futebol, não é nada de anormal. Não exigimos os 30 dias porque sentimos que tínhamos de mudar e pensar no próximo jogo, com muita vontade de ver o mister a treinar".

O valor anunciado pelo Sporting tem de ser dividido com o Moreirense?

"Houve uma negociação com o Sporting pela saída do Rui Borges e dos seus adjuntos. Não será exatamente 50/50 com o Moreirense, mas andará aproximado disso. Os pormenores serão dados mais à frente. É importante par nós passar a mensagem que desde que esta Administração entrou o Vitória já teve sucesso com o Moreno, com um trabalho em que as coisas correram, bem como com o mister Álvaro Pacheco. O mister Rui Borges continuou a evoluir e por isso temos a certeza que com a entrada do mister Daniel Ramos vamos continuar num trajeto de sucesso. Estamos muito tranquilos em relação a isso porque temos um grande grupo no plantel. Estamos em paz e cheios de vontade para que as coisas voltem ao normal, queremos muito ir ganhar a Faro".