A disputa entre Alverca e Tondela, dois emblemas bem posicionados da Liga 2, prometia espetáculo e emoção e não desiludiu, com os ribatejanos a resgatarem a igualdade (1-1) a instantes do final e a manterem-se próximos dos lugares cimeiros, frustrando os planos dos beirões, que procuravam não descolar do líder, da prova, o Penafiel. Tudo graças ao golo de João Marcos, aos 90+6, que reforça a proximidade pontual entre os vários candidatos à subida de escalão.

O início da partida revelou-se auspicioso para o Tondela, que abriu o marcador logo aos 4 minutos e graças a um momento de bom futebol protagonizado pelo passe a rasgar de Talocha e a finalização exímia de Rodrigo Ramos, lançando as bases para uma partida de futebol aberto entre duas equipas que, nos minutos seguintes, chegavam junto das balizas com a ambição de marcar.

Alverca e Tondela produziam bom futebol e situações de finalização, com a equipa da casa a subir de rendimento com o passar dos minutos e a marcar por duas vezes e pelo mesmo jogador – Anthony Carter -, porém com o australiano a surgir, aos 13 e 27 minutos, em posição irregular e as duas jogadas foram, por isso, invalidadas.

O Tondela iniciou, por isso, a segunda parte em vantagem e desperdiçou soberana ocasião para avolumar o resultado, aos 69’, Roberto assumiu a marcação de um penálti, mas não conseguiu convertê-lo em golo. O Alverca mantinha-se na discussão pelo resultado, numa missão ainda mais dificultada pela expulsão de Alysson, aos 78’, mas da qual o emblema da casa nunca desistiu, beneficiando de uma substituição inspirada: João Marcos entrou aos 89’ e revelar-se-ia decisivo.

A entrada do brasileiro surtiu o efeito desejado para o Alverca, com este a protagonizar um cabeceamento indefensável, correspondendo a cruzamento de Brenner Lucas e lançando a festa do conjunto local com um golo fora de horas que valeu um importante ponto.