É necessário recuarmos ao início do campeonato para encontrarmos um registo semelhante àquele que o Casa Pia atravessa: três desaires consecutivos. Depois do triunfo frente ao Benfica (3-1), há sete jornadas atrás, o Casa Pia somou duas vitórias e cinco derrotas, algo que, no entanto, não deixa o técnico-adjunto Alexandre Santana preocupado na abordagem à receção ao Rio Ave.

"Temos uma mentalidade muito forte em casa", destacou, embora reconhecendo: "Esperamos um jogo equilibrado. São duas equipas do mesmo alinhamento competitivo, que necessitam, querem e gostam de somar pontos. Será um jogo duro para ambas." Sobre os pontos fortes do adversário, Santana foi claro: "O Rio Ave vem de duas derrotas e ainda não garantiu a permanência, pelo que seguramente virá à procura de pontuar. É uma equipa muito competitiva, à imagem do seu treinador."

Por outro lado, o técnico de 46 anos revelou que o interregno de duas semanas do campeonato beneficiou o trabalho que está a ser desenvolvido pela formação de Pina Manique. "Foi importante a paragem para os compromissos das seleções, para termos tempo para reorganizar e treinar. Estamos à procura da estabilidade e será o aumento das rotinas que nos irá conduzir ao sucesso mais à frente", destacou, referindo-se à qualidade do futebol que quer ver a equipa exibir depois das alterações verificadas nos casapianos, no mercado de Inverno, no qual viram sair vários elementos influentes. 

Com duas baixas por lesão, os avançados Clau Mendes e Kiki Silva, e o central José Fonte em dúvida, os gansos poderão ter "algumas alterações" em relação à última partida na Choupana, frente ao Nacional, admitiu Santana.

Competência

A partida deste sábado, no Estádio Municipal de Rio Maior, é mais um momento histórico na arbitragem nacional, visto que pela primeira vez uma mulher -- Catarina Campos, da AF Lisboa -- irá apitar uma partida da Liga Betclic. 

"Quero desejar muita saúde e sorte para a Catarina, que tenha sucesso e que seja muito assertiva. Já a conheço há algum tempo, bem lá atrás, e ela tem feito o seu percurso. É a primeira mulher a ter esta oportunidade e que venham mais mulheres com mais oportunidades e que tragam essa competência. Esta não olha à altura, a cores ou a géneros. Esperamos que ela tenha um bom desempenho e tudo faremos da nossa parte para a tentar ajudar. Não tenho a menor dúvida que, conhecendo a Catarina, ela irá dar o seu melhor para aproveitar esta oportunidade", rematou o técnico-adjunto de João Pereira.

Refira-se que o Casa Pia prepara uma surpresa à juíza, para assinalar o momento especial.