O internacional portuense Gustavo Correia deslocou-se até à Cidade Berço para arbitrar o Vitória de Guimarães-Benfica, que ontem se disputou no Estádio D. Afonso Henriques.  Na Cidade do Futebol, a liderar a equipa de videoarbitragem, esteve Manuel Oliveira (AF Porto).

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

2' Telmo Arcanjo rematou com perigo após surgir isolado na cara de Trubin. O jogador do Vitória de Guimarães partiu de posição legal. Análise correta do árbitro assistente.

21' Golo inaugural da partida para a equipa lisboeta. No momento do passe de Akturkoglu, Koçuu estava em posição regular. O mesmo aconteceu depois em relação a Pavlidis, que marcou. Excelente análise do árbitro assistente.

24' Akturkoglu caiu na área do Vitória sem sofrer qualquer infração de Tiago Silva, que disputou o lance consigo. Foi o médio turco quem prendeu o braço do adversário e não o contrário. Bem o árbitro ao não assinalar pontapé de penálti.

28' Golo bem anulado ao Benfica, após indicação acertada do árbitro assistente: no momento do cruzamento à esquerda de Álvaro Carreras, Pavlidis estava à frente da bola e da linha defensiva adversária. Muito bem.

45+1' Akturkoglu não concordou, mas foi correta a decisão do árbitro ao exibir-lhe o primeiro cartão amarelo da partida. O avançado turco chegou tarde e atingiu, de forma negligente, o pé de Miguel Maga.

48' Terá sido João Mendes a colocar a perna para o lado direito, para a frente da trajetória de corrida de Florentino, que acabou assim por tocar no pé do adversário. Em campo pareceu falta, nas imagens deu a sensação que o pontapé livre direto não se justificava.

49' Na sequência de remate de Tiago Silva, a bola desviou no braço direito de Tomás Araújo, que estava dobrado e junto ao corpo, em posição defensiva expetável naquela circunstância. Lance bem analisado na área do Benfica.

52' Villanueva abordou lance com Akturkoglu de forma negligente (carrinho deslizante). O defesa venezuelano tocou na bola após derrubar o adversário.

54' Gustavo Silva, ao tentar a bola, chocou com Trubin, que estava no solo mas não cometeu infração (o avançado brasileiro pareceu partir de posição irregular). Lance bem avaliado na área encarnada.

59' Schjelderup rematou para defesa apertada de Varela, mas partindo de posição irregular bem assinalada pelo árbitro assistente no final da jogada.

60' Quando o comportamento desordeiro de poucos interfere no bem-estar de tantos, o jogo para: o arremesso de duas tochas acesas para dentro das quatro linhas obrigou Gustavo Correia a interromper momentaneamente a partida.

65' Tomás Araújo, nas costas de Nuno Santos, pisou a ponta do pé esquerdo do adversário, cometendo infração imprudente perto da sua área. O lance foi bem sancionado com pontapé livre direto.

71' Álvaro Carreras agarrou de forma ostensiva Telmo Arcanjo, cometendo infração antidesportiva que o portuense puniu corretamente com advertência.

77' Golo legal do Benfica, a aumentar o marcador em Guimarães. Álvaro Carreras finalizou jogada legal do ataque encarnado.

82' Samu agarrou duas vezes Schjelderup, cortando na segunda um ataque prometedor conduzido pelo adversário. Foi bem exibido o cartão amarelo ao médio português.

84' Golo legal do Benfica. No momento em que Kokçu executou o pontapé livre direto defendido por Varela, Pavlidis (que fez a recarga bem sucedida) estava em jogo. Nova excelente decisão da equipa de arbitragem.

NOTA: 8