O VW Polo é um dos modelos mais icónicos da marca alemã, com uma história que está à beira de comemorar os seus 50 anos.

Desde seu lançamento em 1975, o Polo tem vindo a encantar gerações de condutores, pela sua fiabilidade, eficiência e design inovador, que levaram à conquista de uma legião de fãs.

Ao longo das décadas, o modelo passou por diversas transformações, adaptando-se às necessidades do mercado e às tendências de consumo.

Quando o “Carocha” esteve para ser substituído na década de 1970, a VW tinha vários modelos na manga: o Passat chegou ao mercado em 1973, seguido um ano depois pelo Golf, enquanto o Polo surgiu apenas em março de 1975. Foi nessa altura que a VW deu a conhecer o Polo, conhecido como Mk1, que rapidamente se tornou um sucesso na Europa. Com um motor de 1.1 litros.

O pequeno modelo, posicionado abaixo do Golf, foi baseado no Audi 50, com uma forma ligeiramente modificada, entrou em produção em série em Wolfsburg e rapidamente forneceu uma lufada de ar fresco no segmento de pequenos automóveis. Com seu design limpo e grande funcionalidade, o Polo captou o espírito da época.

Eficiente, prático e acessível, o modelo era destacava-se pela agilidade, e consumos económicos. Virtudes essenciais que continuaram a marcar história de sucesso deste modelo desde a sua primeira geração.

Ao longo das suas seis gerações, o Polo, pronto para comemorar 50 anos, trouxe uma série de melhorias, incluindo mais espaço e conforto, bem como motores mais modernos.

Em 1987, a série especial limitada Polo Coupé GT G40 viu a estreia do supercharger tipo scroll, que forneceu mais potência. Outro salto em frente ocorreu na terceira geração de 1994, com mais tecnologia. O Polo III foi um dos primeiros modelos da sua classe com recursos de segurança inovadores, como airbags.

Em 1998, o Polo estava disponível pela primeira vez como uma variante GTI. Com um aumento significativo no tamanho, a quarta geração ofereceu um novo nível de conforto e segurança a partir de 2002, com airbags frontais e laterais, direção hidráulica e ABS de série.

Já com o Polo V a VW introduziu uma série de inovações digitais: a partir de 2009, os sistemas de infoentretenimento e assistência ao condutor tornaram a condução mais confortável do que nunca. A quinta geração do Polo impressionou ainda no automobilismo: com o Polo R WRC, modelo com o qual a VW conquistou o título do Campeonato Mundial de Rally quatro vezes consecutivas a partir de 2013.

A sexta geração foi baseada na plataforma transversal modular (MQB) e estabeleceu novos padrões em 2017 em termos de conectividade, segurança e dinâmica de condução. Em 2021, uma atualização de meio de ciclo da sexta geração do Polo, tornou o pequeno modelo da VW mais digital e inovador, fazendo uso de sistemas de assistência à condução e conforto que apenas eram vistos em modelos de gamas superiores.

Com mais de 20 milhões de unidades vendidas em seis gerações, o Polo estabeleceu-se como um dos modelos de maior sucesso do seu segmento. Em 2025, a VW vai assinalar o 50º aniversário do pequeno modelo compacto, e para dar início às celebrações, a VW Classic vai mostrar os primeiros modelos do Polo no Bremen Classic Motorshow, na Alemanha, que terá lugar 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025.