A Volvo Cars anunciou esta quarta-feira que vai cortar 5% da força de trabalho na fábrica de Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, devido às mudanças nas condições de mercado e à evolução das políticas comerciais, incluindo a imposição de tarifas.

Um porta-voz da Volvo Cars disse à “Reuters” que o corte no número de postos de trabalho vai afetar cerca de 125 dos 2.500 funcionários na Carolina do Sul.

A Volvo Cars, que é controlada pela chinesa Geely Holding, anunciou que continua comprometida em criar 4.000 postos ed trabalho na Carolina do Sul e que ainda planeia aumentar a produção no futuro.

Para já, a fábrica da Volvo na Carolina do Sul, que tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, apenas produz o SUV elétrico EX90 e o Polestar 3, com a maioria das unidades produzidas a serem importadas para a Europa

Apesar do corte agora anunciado no número de postos de trabalho daquela unidade de produção, a Volvo Cars que pertencente ao grupo chinês Geely, disse em comunicado que os Estados Unidos continuam a ser parte fundamental da sua estratégia de longo prazo e que está focada em aprimorar sua linha de produtos e de produção nos EUA.