
Os pubs são marca registada da cultura da Irlanda e estão espalhados por quase todos os cantos do planeta. Colm Dalton, irlandês do condado de Kerry, tem a audaciosa missão de conhecer todos os Irish Pub do mundo.
Tudo começou há oito anos na cidade de Bilbao, em Espanha. Desde então, visitou 97 pubs em 48 países, incluindo Portugal - esteve em Lisboa, Cascais e nos Açores.
Dalton relata as experiências no blog Publican Enemy, onde escreve sobre os pubs e locais que visita, mas também sobre a cultura de cada país e cidade, em textos carregados de boa disposição e doses de ironia.
Em Lisboa houve ginja, pastéis e muitos pubs
Na capital portuguesa, Dalton foi ao Bairro Alto, “um reino sem lei de britânicos e adolescentes holandeses enormes”, e visitou três pubs, mas deu a medalha de ouro para o O'Gilíns Irish Pub, sediado no Cais do Sodré.
“De volta a Lisboa, após 8 anos de experiência em pubs irlandeses, regresso ao Cais do Sodré, ao O'Gilins, o meu pub preferido. Foi construído em 1995, muito antes dos tuk-tuks invasores. Segundo a lenda, o proprietário reconstruiu-o à mão”, conta o viajante.
Pelo meio da viagem, provou os pastéis de Belém, bebeu ginjinhas e encantou-se com a beleza dos azulejos. Também houve tempo para degustar uma francesinha acompanhada por cerveja preta, que rendeu comparações com a famosa Guinness.
Filho de músicos, cresceu com “vontade de viajar”
Colm Dalton, professor universitário residente em Londres, cresceu em Fenit, uma pequena vila na Irlanda com “uma loja e cinco pubs”. Filho de músicos que tocam em pubs locais, nasceu inserido na cultura que hoje anda à procura pelo mundo.
À CNN, diz que o facto de ter crescido perto do mar intensificou a “vontade de viajar”. A vontade virou realidade e a lista de países visitados vai ficando cada vez mais extensas.
“Provavelmente não vou conseguir”
Na Europa, já esteve por exemplo na Alemanha, França, Itália, Espanha, Grécia, Suécia, Estónia. Já foi aos Estados Unidos, Brasil, Japão, Indonésia. Tem o sonho de ir às Ilhas Faroé, no Atlântico Norte, e de visitar o O'Kelly's Bar na Baía de Guantánamo, em Cuba.
Dalton admite que pode não conseguir cumprir a missão. Segundo a Federação Global de Pubs Irlandeses, há pelo menos 6.500 pubs irlandeses no mundo. “Provavelmente não vou conseguir, mas acho que posso me divertir a tentar”.