O futuro do tetracampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, poderá passar pela... Mercedes. Quem o diz é o CEO da McLaren, Zak Brown, que aponta o piloto da Red Bull à escuderia germânica.

"Creio que ele vai sair [da Red Bull] no final deste ano. Muito provavelmente para a Mercedes", afirma Zak Brown, em entrevista ao The Telegraph.

Zak Brown
Zak Brown Darko Bandic

O CEO da McLaren, equipa que detém o título mundial de construtores, abordou também os rumores que apontam o piloto neerlandês à Aston Martin, que terá, em 2026, um carro desenhado pelo ex-Red Bull Adrian Newey, engenheiro mecânico considerado por muitos o melhor designer de monolugares de todos os tempos. Para Zak Brown, tal não será suficiente para convencer Verstappen.

"Por muito bom que o Adrien seja - e ele é o melhor de sempre - precisas de toda uma equipa à tua volta. Precisas da cultura. Isso leva tempo. Se tivesse de apostar, apostaria na Mercedes", diz.

Edgar Su

"A Mercedes tem estabilidade. E o Toto gosta dele"

Zak Brown, que, nas últimas temporadas, manteve com o chefe da equipa da Red Bull, Christian Horner, uma das rivalidades mais intensas no paddock da F1, explica as razões que o levam a apostar na Mercedes: "Nos últimos 10 anos, ganharam o Mundial [de construtores] sete ou oito vezes. Na época passada ganharam cinco corridas. Eles têm estabilidade".

"Sabemos que o Toto [Wolff, chefe de equipa da Mercedes] gosta dele. E a sensação geral é a de que a Mercedes High Performance Powertrains (fabricante dos motores Mercedes) é a mais bem equipada em matéria de unidade motriz na preparação para os novos regulamentos do próximo ano. Além disso, o George [Russell, piloto da Mercedes] termina o contrato no final desta temporada e o Kimi [Antonelli, rookie e segundo piloto da escuderia alemã] vai estar numa série de contratos ano a ano", explica o CEO da McLaren.

Verstappen e Russell no pódio do GP da Austrália, vencido por Lando Norris
Verstappen e Russell no pódio do GP da Austrália, vencido por Lando Norris Scott Barbour

Seis pilotos em fim de contrato

Além da dupla da Mercedes, há outros quatro pilotos cujos contratos terminam no final de 2025: Liam Lawson (Red Bull), Jack Doohan (Alpine), Yuki Tsunoda e Isack Hadjar (VCARB). Já o de Verstappen termina em... 2028. Apesar disso, a alegada insatisfação de Max na equipa austríaca, que este ano aparenta não estar tão competitiva como em temporadas anteriores, poderá motivar um 'divórcio' prematuro numa relação que começou em 2015.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 disputa-se este fim de semana, no Grande Prémio da China, o primeiro da temporada com uma corrida sprint (sábado às 03:00, hora de Portugal continental). A corrida principal realiza-se no domingo às 07:00.