
Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), anunciou que o registo de novos automóveis na União Europeia (UE) recuou 2,6% em janeiro de 2025, pressionados pelos mercados francês e italiano aqueles que registaram maiores quedas no primeiro mês do novo ano.
De acordo com os dados agora revelados, os veículos 100% elétricos cresceram 34%, para 124.341 unidades, o que representa uma quota de mercado de 15%, face aos 10,9% registados em janeiro de 2024.
Três dos quatro maiores mercados da região, juntos responderam por 64% de todas as vendas de carros 100% elétricos em janeiro, com a Alemanha registar uma subida de +53,5%, Bélgica +37,2% e Holanda +28,2%, enquanto a França registou uma queda ligeira de -0,5%.
Por seu lado os veículos híbridos-elétricos aumentaram 18,4%, para os 290.014 veículos, impulsionados pelo crescimento significativo nos quatro maiores mercados: França +52,2%, Espanha +23,5%, Alemanha +13,7% e Itália +10,6%.
Desta forma o mercado de veículos híbridos representou em janeiro uma quota de mercado 34,9%na UE.
Já o mercado de veículos híbridos plug-in recuou no primeiro mês do novo ano, 8,5% para as 61.406 unidades. Uma queda que se ficou a dever às reduções significativas das vendas em mercados como a Bélgica de -66,6% e da França de -54%. Desta forma, os modelos híbridos plug-in representam agora 7,4% do total de vendas dos veículos na UE.
Por seu lado, os registos de novos veículos a gasolina registaram um declínio significativo de 18,9%, com 244.763 automóveis comercializados, com todos os principais mercados em queda, com destaque para a França, onde as vendas de veículos movidos a motores a gasolina registaram uma queda de 28,2%, seguida pela Alemanha -23,7%, Itália -17% e da Espanha -11,1%.
Desta forma, a quota de mercado dos veículos a gasolina caiu para os 29,4%, face aos 35,4% registados em janeiro de 2024. Já as vendas automóveis com motor Diesel recaram 27%, resultando numa quota de mercado de 10%.