O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse esta terça-feira, no parlamento, que o banco público não vai fechar qualquer agência em 2025 e 2026 e que a prioridade é dar meios aos clientes para a inclusão digital.

"Não vamos e vamos manter o mesmo número de agências em 2025 e 2026", disse esta terça-feira Paulo Macedo em audição na Comissão de Orçamento e Finanças.

O presidente executivo (CEO) da CGD está a ser ouvido no parlamento sobre os serviços bancários prestados pela CGD após críticas de várias entidades - Comissão de Trabalhadores, sindicatos e também autarquias - sobre a redução de serviços em algumas agências.

Segundo o gestor, o que tem sido feito no banco público é adaptar as agências à evolução tecnologia pois "ninguém quer que a Caixa fique imóvel, que todos os outros se modernizem e a Caixa não", e acrescentou que em todas as agências há trabalhadores "para apoiar cidadãos com mais dificuldade de manuseamento" para conseguirem fazer operações bancárias (mesmo as mais digitalizadas).

MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Paulo Macedo considerou ainda que se nas décadas de 1980 e 1990 a grande questão da inclusão na banca era a inclusão geográfica, hoje é a inclusão digital e disse que a CGD tem adaptado os seus balcões mas, ao mesmo tempo, dando meios para não deixar clientes de fora.

"Não vamos desguarnecer a inclusão física mas a prioridade é dar meios às pessoas de inclusão digital", disse Macedo. O presidente executivo da CGD afirmou que não há qualquer degradação de serviço na CGD, porque se não este não seria um "banco líder" e a crescer em crédito e depósitos.

Após notícias sobre redução de serviços em agências bancárias da CGD, nos últimos meses de 2024, os deputados chamaram várias entidades ao parlamento para clarificar a situação.

Na semana passada, no parlamento, a Comissão de Trabalhadores da CGD disse que o banco público está a reduzir prestação de serviços bancários sobretudo no interior e ilhas e que com isso a empresa está a incumprir a sua missão de serviço público.

MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Segundo a CT, os números de encerramentos de balcões da CGD até 2023 impactaram muito a reputação do banco público pelo que houve uma alteração de paradigma com a administração do banco, liderada por Paulo Macedo, a optar por manter balcões, mas diminuindo os serviços prestados (com mais balcões sem tesouraria presencial) e diminuindo o número de trabalhadores (balcões com um, dois ou três funcionários).

"Passou-se não a encerrar, mas a diminuir, a restringir, a alterar o funcionamento", disse o coordenador da CT, Jorge Canadelo, aos deputados, considerando que com as recentes decisões a administração da CGD está também a minar a coesão do país.

Neste momento, a CT já deu parecer a mais de 60 balcões do novo modelo de agências (designadas Noma Smart), mas acredita que lhes serão pedidos pareceres sobre muitas mais.

Em outubro, questionada sobre o novo modelo de agências, a CGD afirmou que "é completamente falso que esteja a reduzir serviços, nomeadamente no interior ou nas ilhas", e que "só por manifesta má-fé o investimento superior a 70 milhões de euros que a Caixa está a realizar sua extensa rede de agências pode ser entendido como recuo de serviços, quando o mesmo se insere num plano de transformação digital que visa servir mais e melhor os seus clientes onde quer que eles estejam".

No final de setembro, a CGD contava com 6.227 trabalhadores em 512 agências. O banco público teve lucros de 1.369 milhões entre janeiro e setembro (mais 40% face ao mesmo período de 2023).