Três australianos conseguiram devolver um tubarão branco a águas mais profundas depois de o animal ter ficado encalhado num banco de areia pouco profundo. O incidente aconteceu na terça-feira perto de Ardrossan, na Austrália do Sul, e o momento foi captado pelo drone de Nash Core que, juntamente com o filho, decidiu ajudar o grupo de habitantes locais a salvar o tubarão de três metros.

Numa entrevista à agência Associated Press, Nash Core, que está de viagem pela Austrália com a mulher e os dois filhos, confessou ter sentido medo quando ele e o filho, de 11 anos, entraram no mar para ajudar no salvamento do tubarão.

Durante quase uma hora, os três habitantes locais, a quem se juntaram Nash e o filho, lutaram para levar o tubarão para águas mais profundas. O momento foi captado em vídeo pelo drone do turista e depois partilhado nas redes sociais.

"Para ser honesto, questionei-me porque é que estava a ir para ali", recordou o Nash à agência de notícias. " Quando estávamos a sair, o meu filho, Parker, virou-se para mim e disse: 'O meu coração está a bater muito rápido'. Eu disse: 'Sim, o meu também está a bater muito depressa'.”

Os três australianos, que confessaram nunca ter visto um tubarão ficar encalhado, usaram ancinhos de pesca para empurrar o tubarão para águas mais profundas.

Venessa Pirotta, especialista em vida selvagem da Universidade Macquarie, afirmou que, embora esta não seja uma situação comum, estão a ver-se cada vez mais tubarões encalhados.

Doenças ou ferimentos podem ser algumas das razões para estes animais ficarem encalhados, mas não só. Vanessa Pirotta reconheceu que situações como esta também podem ocorrer caso o tubarão persiga a sua presa até águas menos profundas.