
A administração Trump está a oferecer dinheiro aos imigrantes ilegais que deixem os Estados Unidos de forma voluntária. A medida foi anunciada esta segunda-feira pelo Departamento de Segurança Interna em comunicado.
Esta “oportunidade histórica”, como é descrita no texto, consiste em dar ajuda financeira a quem decidir regressar ao seu país de origem através da CBP Home, uma aplicação de assistência para a autodeportação voluntária.
"Se estiverem aqui sem documentos, a autodeportação é a melhor, mais segura e mais económica forma de deixar os Estados Unidos e evitar a prisão".
Vão poder receber auxílio de mil dólares
Os imigrantes ilegais vão, ainda, receber um “auxílio de 1.000 dólares (cerca de 850 euros), pago após o seu regresso ao país de origem ser confirmado pela aplicação” e deixarão de estar no topo da lista de pesquisas dos serviços de imigração "desde que demonstrem que estão a fazer progressos significativos na conclusão dessa partida".
De acordo com o departamento de Segurança Interna, há imigrantes indocumentados que já recorreram a este programa. "O primeiro uso do auxílio-viagem já se mostrou bem-sucedido.
"Um imigrante ilegal que o governo Biden permitiu entrar no nosso país utilizou recentemente o programa para obter uma passagem de Chicago para Honduras”.
As múltiplas detenções e rusgas contra imigrantes ilegais desde que Trump tomou posse, em janeiro passado, suscitaram duras críticas dos opositores do Presidente republicano.
A utilização do programa de assistência financeira também representará uma poupança de 70% para os contribuintes norte-americanos. Neste momento, assim como se pode ler no comunicado, "o custo médio para prender, deter e remover um estrangeiro ilegal é de 17.121 dólares”.
- Com Lusa