
O Presidente dos EUA, Donald Trump, vai marcar presença nas cerimónias do Dia da Vitória, 9 de maio, em Moscovo, avança o jornal francês Le Point.
Segundo a publicação, Trump deverá reunir-se com o Presidente russo Vladimir Putin, numa altura em que as relações entre os dois países atravessam a melhor fase dos últimos anos.
Em 2025 assinalam-se 80 anos da derrota nazi na II Guerra Mundial e o Dia da Vitória é um dos mais importantes - senão o mais importante - para a Rússia e principalmente para Putin.
As celebrações incluem habitualmente desfiles militares em várias cidades russas e têm como apogeu a Parada da Vitória na Praça Vermelha, em Moscovo, que exibe uma parte substancial do arsenal militar da Federação Russa.
Enviado de Trump teve hoje conversa "profunda e positiva" com Zelensky
Depois da acesa troca de palavras entre os Presidentes americano e ucraniano, o enviado de Trump para a Ucrânia, Keith Kellog, diz ter mantido uma conversa satisfatória com Volodymyr Zelensky.
"Uma conversa profunda e positiva com Zelensky, o corajoso e sitiado líder de uma nação em guerra", escreveu o representante de Donald Trump na rede social X, em contraste com as fortes críticas dos últimos dias do republicano ao chefe de Estado ucraniano.