O grupo militar pró-palestiniano, Hamas, libertou, este sábado de manhã, em Khan Younis, mais três reféns de nacionalidade israelita, em troca de 369 palestinianos que estavam presos em Israel.

O guião foi semelhante ao das outras libertações. Os três reféns tiveram de subir a um palco enquanto carregavam uma folha onde se via a fotografia de cada um deles.

Tiveram depois de assinar um documento e falar perante as centenas de pessoas que assistiam ao momento.

No seu discurso apelaram ao cumprimento do cessar-fogo e agradeceram a todos aqueles que estiveram envolvidos nas negociações para que pudessem sair em liberdade.

Posteriormente, foram entregues pelos elementos do Hamas à Cruz Vermelha.

As Forças de Defesa de Israel confirmam que os três cidadãos já estão sob a sua alçada e que serão transferidos para o território israelita, onde serão sujeitos a exames médicos.

Este momento deverá preceder a libertação por Israel, mais tarde, de mais de 360 prisioneiros palestinianos, na sexta troca entre as duas partes, no âmbito do cessar-fogo em Gaza.

Quem são os três reféns?

Alexandre Troufanov, 29 anos, tem nacionalidade israelita e russa. Estava a visitar a casa dos pais no Sul de Israel, quando foi raptado juntamente com a namorada, a mãe e a avó.

O pai foi assassinado pelo Hamas no ataque de 7 de outubro. A mãe, a namorada e avó foram libertadas pouco depois, em novembro de 2023.

Alexandre Troufanov.
Alexandre Troufanov. Ramadan Abed

Sagui Dekel Chen é israelo-americano e completou 36 anos em cativeiro. Foi capturado em casa no kibutz Nir Oz enquanto tentava proteger a família.

A mulher de Sagui estava grávida quando aconteceu o rapto. Ela e as duas filhas menores mantiveram-se escondidas na cave da casa.

Este sábado, quando for libertado, Sagui vai conhecer a terceira filha, que nasceu em dezembro de 2023.

Este homem é músico e filho de um professor de história da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Sagui Dekel Chen (à esquerda).
Sagui Dekel Chen (à esquerda). Ramadan Abed

Iair Horn, tem 46 anos e é israelo-argentino. Foi raptado a 7 de Outubro na casa onde vivia. Quando as sirenes começaram a tocar, estava com o irmão mais novo, e ambos acabaram por ser capturados.

Apenas Iair, construtor civil e empregado de bar, foi libertado este sábado.

Yair Horn.
Yair Horn. Ramadan Abed

As duas partes procederam a cinco trocas de reféns desde o início do cessar-fogo, em 19 de janeiro, libertando 21 reféns e mais de 730 prisioneiros palestinianos durante a primeira fase das tréguas.