A Toyota Motor vai avançar para a construção de uma nova fábrica na China, para a construção de veículos elétricos. Segundo avança o jornal de economia “Nikkei”, a nova fábrica que vai ficar instalada em Xangai, visa produzir modelos da Lexus.
A publicação especializada em assuntos económicos acrescenta que a Toyota que está presente na China através de joint ventures com fabricantes locais, vai construir e operar a nova unidade de produção de forma independente, a exemplo do que acontece com a Tesla naquele país, com a marca nipónica a pretender iniciar a produção da nova unidade em 2027
Recorde-se que a Toyota é a maior empresa do setor automóvel a nível mundial, mas a sua participação na China tem vindo a recuar, a exemplo do que acontece com outras empresas do setor automóvel japonês, muito por culpa do crescimento das marcas chinesas.
A Toyota revelou recentemente que pretende fabricar pelo menos 2,5 milhões de veículos por ano na China até 2030 na esperança de conquistar terreno às rivais chinesas, nomeadamente a BYD.