O soldado norte-coreano capturado pelas forças ucranianas na região russa de Kursk morreu na sequência dos ferimentos que sofreu, anunciaram esta sexta-feira os serviços secretos da Coreia do Sul.
"Foi confirmado, através de uma agência de inteligência aliada, que o soldado norte-coreano capturado vivo em 26 de dezembro morreu em consequência do agravamento dos ferimentos", declararam os serviços de inteligência, citados pela agência de notícias francesa AFP.
Os serviços secretos sul-coreanos tinham anunciado horas antes a captura do soldado norte-coreano pelas forças da Ucrânia, o que aconteceu pela primeira vez.
A confirmação de Seul surgiu depois de o portal noticioso ucraniano Militarnyi ter noticiado na quinta-feira a captura do militar da Coreia do Norte durante uma operação na região de Kursk, na linha da frente ocidental da Rússia.
As forças ucranianas, que enfrentam uma invasão russa desde fevereiro de 2022, contra-atacaram em agosto passado e invadiram a região russa de Kursk, junto à fronteira, mantendo ainda o controlo sobre parte da região.
A Rússia tem desde então tentado expulsar o exército ucraniano, mas ainda não o conseguiu fazer na totalidade, apesar de ter recebido a ajuda de soldados enviados pela Coreia do Norte nos últimos meses.