Um homem foi detido ao final da tarde de quinta-feira, em Lisboa, por suspeitas de furto qualificado, adianta a Polícia de Segurança Pública (PSP). Roubava equipamento informático de conferências no momento do 'coffee break'. Ficou em prisão preventiva.
Trata-se de um homem de 31 anos, explica a PSP em comunicado, que "preparava de forma detalhada e meticulosa" como iria roubar. Primeiro, "estudava e selecionava" as conferências que lhe interessava, depois inscrevia-se nos eventos e aparecia "de forma discreta".
A mesma força policial refere que, no momento do 'coffee break', quando a sala das conferências ficava vazia, o suspeito roubava "sorrateiramente o equipamento informático dos participantes", como computadores, tablets, telemóveis, auriculares e equipamento fotográficos.
Os furtos em conferências eram o "seu modus de vida", acrescenta a PSP.
O homem, que já tinha antecedentes criminais pela prática do mesmo crime, foi detido fora de flagrante delito, na freguesia de Santa Maria Maior. Foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa para primeiro interrogatório judicial.
De acordo com a PSP, foi "abordado nas imediações" de um hotel onde decorria uma conferência, com um "conjunto de sacos de bloqueadores de sinal".
Foi apreendido equipamento fotográfico avaliado em cerca de 17 mil euros. As autoridades suspeitam que seja material roubado.
O homem ficou em prisão preventiva.
No último mês, foram registados vários furtos em conferências em Lisboa, assinada a PSP.