Dois aviões de combate das forças aéreas romenas foram ativados por Bucareste depois de terem sido detetados drones russos em ataques contra alvos ucranianos situados perto da fronteira com aquele país dos Balcãs, anunciou esta segunda-feira o Governo.
"As forças armadas da Federação Russa realizaram ataques com drones contra alvos civis e infraestruturas da Ucrânia nas proximidades da fronteira fluvial com a Roménia", refere o ministro da Defesa Nacional da Roménia, em comunicado.
Dois aviões de combate F-16 foram ativados para monitorizar a área e descolaram da Base Aérea 86 de Borcea, perto da zona de alerta, no sudeste da Roménia, pouco antes da meia-noite de domingo.
O alerta durou quase uma hora, mas o sistema de vigilância por radar da Roménia não detetou nenhuma violação do espaço aéreo do país.
Esta segunda-feira, o exército romeno ainda irá realizar uma operação de vigilância das zonas próximas da fronteira, "para detetar possíveis situações de impacto de veículos aéreos ou de restos".
"O Ministério da Defesa Nacional reitera a sua mensagem de forte condenação destes ataques levados a cabo pela Federação Russa contra alvos civis e infraestruturas ucranianas, que são injustificados e uma grave contradição das normas do direito internacional", conclui o comunicado.