
Vladimir Putin elogiou Elon Musk, comparando-o a Sergei Korolev, o engenheiro responsável pelo sucesso das missões espaciais da União Soviética nas décadas de 1950 e 1960.
Em declarações durante um encontro com estudantes na Universidade Técnica Estatal Bauman, em Moscovo, o Presidente russo descreveu o fundador da Space X como “um visionário raro e extraordinário".
“Sabem, há uma pessoa que vive nos Estados Unidos, pode-se dizer que é absolutamente louca por Marte”.
Segundo a agência de notícias estatal TASS, Putin vê semelhanças entre Musk e o responsável pelo satélite Sputnik e pelo primeiro voo espacial tripulado do mundo, que enviou o cosmonauta Yuri Gagarin para o Espaço em 1961.
“Raramente aparecem pessoas assim na população humana, carregadas de uma certa ideia. Mesmo que hoje me pareça incrível, ao fim de algum tempo essas ideias são frequentemente concretizadas. Tal como as ideias de Korolev, os nossos pioneiros, surgiram a seu tempo".
Musk é neste momento um dos principais conselheiros do presidente dos EUA, Donald Trump, e segundo revelou o The Wall Street Journal no final do ano passado terá mantido um contacto constante com Vladimir Putin nos últimos anos. Moscovo nega.
Elon Musk tem sido também cada vez mais vocal nas críticas à Ucrânia, tendo recentemente ameaçado cortar o serviço de internet Starlink às forças armadas da Ucrânia, um sistema essencial para que haja comunicações na linha da frente.