
A discussão e aprovação da lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo de Aveiro, encabeçada por Pedro Nuno Santos, ficou marcada por uma forte contestação, adianta o jornal Expresso.
A lista, que teve duas versões, foi aprovada na Comissão Política Distrital do PS, na segunda-feira à noite, com 50 votos a favor, mas teve 26 votos contra e dois brancos. Nunca tinha acontecido haver tantos votos contra, ainda mais sendo encabeçada pelo secretário-geral do partido.
Cláudia Santos, que nas últimas legislativas surgia logo em segundo lugar, ficou de fora da lista aprovada na distrital.
Fontes do PS de Aveiro ouvidas pelo Expresso admitem que o conflito decorre da disputa pela liderança da federação distrital, em setembro de 2024. Jorge Sequeira, presidente Câmara de São João da Madeira, foi destronado da liderança da federação por Hugo Oliveira, deputado, lembra o semanário.
Jorge Sequeira, presidente Câmara de São João da Madeira, foi destronado da liderança por Hugo Oliveira, deputado.
Os que agora votaram contra centram a sua contestação no argumento de que a lista aprovada valorizou os que têm peso interno no aparelho do partido.
A Comissão Política Nacional do PS reúne-se na quarta-feira na sede nacional do partido para a aprovação final as listas de candidatos a deputados às eleições legislativas.