"Coloco-me como candidato candidato à presidência do PAICV, por uma gestão inclusiva, participativa, que resgate o passado dos nossos grandes ideais, em equilíbrio com a modernidade que nos exige o futuro", anunciou Francisco Carvalho na sua página de Facebook.
Reeleito nas autárquicas de 01 de dezembro de 2024 com mais de 25.000 votos, Francisco Carvalho destacou a sua ligação de longa data ao partido.
"Tenho muito orgulho na minha profunda ligação ao PAICV, este partido que trouxe a independência, a democracia e consolidou o sentido de ser cabo-verdiano", afirmou, enfatizando a sua experiência como sociólogo, funcionário público e autarca.
Prometendo construir um futuro de oportunidades amplamente partilhadas, com avanços em rendimentos, emprego, saúde e educação, Carvalho destacou: "Cabo Verde precisa de todos".
Apelou ainda ao apoio dos militantes para tornar o partido mais dinâmico e representativo do progresso nacional.
O PAICV conquistou recentemente uma vitória histórica nas eleições autárquicas, ampliando o seu domínio de oito para 15 municípios, enquanto o Movimento para a Democracia (MpD) caiu de 14 para sete.
Na capital, Francisco Carvalho derrotou o ex-ministro Abraão Vicente, do MpD, ampliando a sua vantagem para cerca de 10.000 votos.
O partido agendou para os dias 04 e 05 de janeiro uma reunião do conselho nacional, onde será definida a data para a eleição do novo presidente, o próximo congresso, e o número de delegados participantes.
Entretanto, Nuias Silva, vice-presidente do PAICV, mostrou-se disponível para liderar o partido caso o atual presidente, Rui Semedo, renuncie ao cargo.
RS// RBF
Lusa/Fim