![PR dá posse a novos ministros e fecha remodelação governamental em Cabo Verde](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Há quatro caras novas e três membros do Governo a assumir papéis novos ou reforçados.
A remodelação dividiu o Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial "para dar mais músculo e mais respostas à economia do país", referiu Ulisses Correia e Silva, à margem da cerimónia.
O ministério estava entregue, por inteiro, ao vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, "que tem a função de coordenação política" para a estabilidade macroeconómica, emprego e crescimento, num trabalho que envolve vários ministérios e setores e que se pretende reforçar, salientou.
"A criação do Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial visa garantir ao vice-primeiro-ministro que terá mais tempo para a coordenação" enquanto ministro das Finanças, explicou o chefe de Governo.
A pasta da promoção de investimentos e fomento empresarial, entregue ao até aqui embaixador em Lisboa, Eurico Monteiro, servirá para "acompanhar o setor privado, investimentos e qualificação profissional", acrescentou.
Eurico Monteiro recebe também o Ministério da Modernização do Estado para que o processo de transformação digital em curso "seja reforçado e sirva para criar um melhor ambiente de negócios", afirmou Ulisses Correia e Silva.
Salvo contingências imprevisíveis, esta é a equipa "para chegar ao final do mandato", daqui a cerca de um ano, referiu.
Na cerimónia de hoje, o Presidente da República, José Maria Neves, deu posse a quatro novas figuras no elenco governativo.
Eurico Monteiro, que terminou esta semana as funções como embaixador em Lisboa, regressa a funções governamentais (foi ministro nos anos 90) para liderar o novo Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, que vai acumular com o cargo de ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública.
José Sá Nogueira, economista, é o novo ministro do Turismo e Transportes, Jorge Figueiredo, ex-autarca e embaixador com formação médica, assume o Ministério da Saúde e Victor Coutinho, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, é o novo ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação.
Outras três figuras presentes na cerimónia já faziam parte da equipa, suportada pela maioria parlamentar do Movimento pela Democracia (MpD).
Em função da nova orgânica, o vice-primeiro-ministro Olavo Correia tomou posse como ministro das Finanças, assim como Alcindo Mota, no lugar de secretário de Estado das Finanças, que já ocupava.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Filomeno Monteiro, passa a acumular o cargo de ministro das Comunidades.
LFO // MLL
Lusa/Fim