O Papa Francisco está com pneumonia bilateral, avança esta terça-feira o Vaticano. É uma infeção que afeta os dois pulmões e que, por isso, é considerada mais grave do que uma pneumonia comum.

"Quadro clínico complexo”

O líder da Igreja Católica, que tem 88 anos, “continua a apresentar um quadro clínico complexo”, de acordo com o boletim divulgado às 19:30 horas.

O Vaticano fez saber que o Papa fez uma radiografia, esta tarde, que "identificou o início de uma pneumonia bilateral que exigiu o reforço do tratamento com medicação".

Papa Francisco
Papa Francisco Yara Nardi

"Os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo", lê-se na comunicação.

Recorde-se que o Sumo Pontífice já teve uma pneumonia e perdeu uma parte do pulmão direito em 1957, quando ainda tinha 21 anos. Em março de 2023, foi também internado devido a uma bronquite aguda.

Fiéis acendem velas à porta do hospital

Alguns grupos de fiéis e admiradores de Francisco, oriundos de diferentes países, reuniram-se junto à estátua do falecido Papa João Paulo II, no exterior do hospital Gemelli, em Roma.

Fiéis oram pelo Papa Francisco
Fiéis oram pelo Papa Francisco Remo Casilli

Papa continua com “bom humor”

Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. Esta é a quarta vez que o Papa é hospitalizado nesta unidade de saúde.

Durante o fim de semana, o pontífice de 88 anos fez alguns telefonemas para falar com membros de uma paróquia católica em Gaza. À imprensa italiana, um dos membros da paróquia revelou que Francisco estava "bem disposto", mas parecia "um pouco cansado".

No domingo, utilizou a rede social X para agradecer o afeto e as orações dos fiéis nos últimos dias.

“Obrigado pelo afeto, pela oração e pela proximidade.”

De acordo com a Santa Sé, Francisco continua com "bom humor" e a alternar momentos de descanso com oração e a leitura de textos.