Lembram-se do impressionante Caterham Project V do Festival de Velocidade de Goodwood do ano passado? O carro conceito, construído pela Italdesign, cativou os entusiastas com o seu design elegante e leve, pesando apenas 1.191 quilos. Avançando para hoje, está confirmado—isto não é apenas uma peça de exibição passageira. A Caterham está a avançar com planos para colocar o Project V em produção, e está a trazer a Yamaha a bordo para fornecer a potência do coupé elétrico.

Agora a evoluir de conceito para protótipo, o Project V será desenvolvido pela Tokyo R&D, com conclusão prevista para meados de 2025. A produção em série deverá começar em 2026, marcando a entrada ambiciosa da Caterham no mercado de carros desportivos elétricos. Embora os detalhes exatos sobre o motor elétrico da Yamaha permaneçam em segredo, o conceito da Caterham apresentava um sistema de tração traseira com 268 cavalos de potência, prometendo uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h.

A bateria do Project V, uma unidade de lítio-ion de 55 kWh, é projetada para uma impressionante autonomia de 400 quilómetros, embora esse número venha do otimista ciclo WLTP. As capacidades de carregamento rápido permitirão uma carga de 20% a 80% em apenas 15 minutos através de carregamento DC a 150 kW, tornando-o tão prático quanto emocionante.

A Caterham também está a adotar uma abordagem inteligente para o desenvolvimento, incorporando peças facilmente disponíveis de outros fabricantes, incluindo bancos da Maserati e a abertura da porta de um Audi TT, para reduzir custos sem comprometer a qualidade. O conceito apresentava um layout de assentos 2+1 único, mas uma configuração 2+2 também deverá estar disponível no modelo de produção.

A participação da Yamaha é particularmente emocionante. Embora possa não ser um nome familiar no desenvolvimento de veículos elétricos, a empresa japonesa tem uma rica história automóvel. Ao longo dos anos, teve um papel na criação de alguns veículos icónicos, incluindo o Toyota 2000GT, os motores V-6 e V-8 para a linha SHO da Ford, e o V-10 naturalmente aspirado que alimentou o lendário Lexus LFA.

Nos últimos anos, a Yamaha tem explorado tecnologias alternativas, incluindo motores de combustão alimentados a hidrogénio. No entanto, a sua parceria com a Caterham no Project V marca um passo audacioso em direção ao futuro do desempenho elétrico. Com o Project V previsto para chegar ao mercado em 2026, a primeira incursão da Caterham no mundo dos carros desportivos elétricos está a moldar-se para ser um divisor de águas, apoiada pela experiência da Yamaha e uma promessa de desempenho leve e emocionante.