![Novo secretário de Estado fez ajustes diretos com sociedade de Montenegro](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Um dos secretários de Estado nomeados pelo Governo fez ajustes diretos de mais de 200 mil euros com a sociedade onde o primeiro-ministro era sócio.
Silvério Regalado, substituto de Hernâni Dias como secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, foi presidente da Câmara de Vagos durante 11 anos.
Enquanto autarca, celebrou vários ajustes diretos com a sociedade de advogados de Luís Montenegro. Segundo dados divulgados no Portal Base, entre 2015 e 2021, foram adjudicados cinco contratos.
Na altura, o primeiro-ministro detinha 50% do capital social da sociedade, que vendeu em julho de 2022, antes de ser eleito presidente do PSD.
A sociedade celebrou também contratos com a Câmara de Espinho, cujo antigo presidente está agora acusado de corrupção e tráfico de influência na Operação Vórtex.
A propósito deste caso, em janeiro de 2023, Montenegro garantiu, numa entrevista à SIC, que não existiu qualquer conflito de interesses nos contratos por ajuste direto assinados pela sua sociedade de advogados.
Divulgados os nomes dos novos secretários de Estado do Governo
Os nomes dos novos secretários de Estado foram divulgados, esta segunda-feira, no site da Presidência da República, na sequência das remodelações previstas no Governo de Luís Montenegro.
Hernâni Dias é o grande responsável por esta remodelação. Era secretário de Estado do ministro Castro Almeida e demitiu-se há mais de duas semanas. O deputado Silvério Regalado, antigo Presidente da Câmara Municipal de Vagos, será o seu substituto.
Serão exonerados os seguintes membros do Governo, e nomeados os novos titulares a seguir indicados:
- Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território (MACT)
Já exonerado a 29 de janeiro Hernâni Dias, é nomeado Silvério Regalado. - Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa (MECI)
Exonerado Pedro Cunha, nomeada Maria Luísa Oliveira. - Secretário de Estado da Segurança Social (MTSSS)
Exonerado Jorge Campino, nomeada Filipa Lima. - Secretária de Estado da Energia (MAE)
Exonerada Maria João Pereira, nomeado Jean Barroca. - Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade (MJM)
Exonerada Carla Mouro, nomeada Carla Rodrigues. - Secretária de Estado da Cultura (MC)
Exonerada Maria de Lurdes Craveiro, nomeado Alberto Santos.
A cerimónia de posse terá lugar no Palácio de Belém, pelas 17:30 desta quinta-feira, 13 de fevereiro.