Foram anunciados, esta segunda-feira, os nomes que vão integrar o novo Governo francês liderado por François Bayrou, nomeado primeiro ministro há apenas 10 dias. A nova equipa governamental - composta por 14 ministros e 21 vice-ministros - foi anunciada pelo secretário-geral do Eliseu, Alexis Kohler, a partir da residência oficial do presidente francês Emmanuel Macron.
O atual primeiro-ministro francês recorreu à rede social X (antigo Twitter) para expressar "orgulho" na sua nova equipa que, nas suas palavras, serão fundamentais para recuperar a confiança dos franceses. Recorde-se que François Bayrou foi o nome escolhido para substituir Michel Barnier, depois de ter sido aprovada uma moção de censura que fez cair o seu Governo.
Entre os nomes já confirmados estão dois antigos primeiros-ministros franceses - Elisabeth Borne e Manuel Valls - como ministra da Educação e ministro de Estado encarregado de assuntos dos territórios ultramarinos, respetivamente.
Quem entra para formar o Governo de François Bayrou?
- Gérard Darmanin – Ministro do Estado, responsável pela Justiça.
- Élisabeth Borne – Ministra de Estado, responsável pela Educação Nacional, Ensino Superior e da Investigação. Demitiu-se em janeiro deste ano, menos de dois anos depois de assumir a chefia do Governo, num período de grande desgaste e quando se tornaram mais duras as leis da imigração.
- Manuel Valls - Ministro de Estado, Ministro do Ultramar; Foi primeiro-ministro sob a presidência do socialista François Hollande, entre 2014 e 2016.
- Éric Lombard - Ministro da Economia, das Finanças e da Soberania Industrial e Digital
- François Rebsamen - Ministro do Planeamento Territorial e Descentralização. Outro antigo ministro de François Hollande e até recentemente autarca da cidade de Dijon.
- Laurent Marcangeli - Ministro da Ação Pública, da Função Pública e da Simplificação
- Marie Barsacq - Ministra do Desporto, da Juventude e do Voluntariado
Quem permanece neste Governo?
- Bruno Retailleau - Ministro do Estado, Ministro da Administração Interna
- Jean-Noël Barrot – Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros
- Sébastien Lecornu - Ministro das Forças Armadas
- Rachida Dati - Ministra da Cultura
- Annie Genevard - Ministra da Agricultura e da Soberania Alimentar
- Agnès Panier-Runacher - Ministra da Transição Ecológica, da Biodiversidade, das Florestas, do Mar e das Pescas
- Catherine Vautrin - Ministra do Trabalho, da Saúde, da Solidariedade e da Família
Cumprindo a promessa de fazer as nomeações antes do Natal, o primeiro-ministro deu a conhecer o seu executivo, que terá de governar num cenário político fragmentado, depois das eleições legislativas antecipadas que resultaram da decisão inesperada do Presidente, Emmanuel Macron, de dissolver a Assembleia Nacional, em junho.
O hemiciclo está dividido em três blocos: esquerda, macronistas/direita e a extrema-direita.
- Com Lusa