A Aston Martin apresentou o novo DBX S, uma versão mais extrema do SUV britânico, digno do epiteto de superdesportivo.

O novo DBX S que fica acima do atual DBX 707, de 707 cv e 900 Nm, já que os engenheiros da marca de Gaydon decidiram aprimorar o V8 de 4.0 litros biturbo, recorrendo para isso à tecnologia turbo utilizada no Valhalla, o que permitiu extrair 727 cv de potência, e o mesmo binário do “irmão mais velho”.

Este aumento de 20 cv de potência permite ao DBX S acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 310 km/h.

Para fazer face à potência adicional, a Aston Martin reprogramou caixa automática de nove velocidades, que nos modos de condução Sport e Sport +, permite agora passagens de caixa mais firmes e rápidas, aprimorou a direção que apresenta agora uma desmultiplicação 4% mais rápida, o que melhora significativamente a agilidade, fazendo com que o SUV pareça ainda mais desportivo e responsivo,. Para melhorar ainda mais a perceção de desempenho, o DBX S recebeu um novo sistema de escape que permite amplificar o som natural do potente motor V8.

Além do aumento de potência, uma série de medidas foram adotadas não apenas para reduzir significativamente o peso total do DBX S, mas para o fazer de forma inteligente e altamente seletiva. Um bom exemplo é o novo tejadilho opcional de fibra de carbono. Com quase três metros quadrados de área, é de longe o maior elemento de carbono desse tipo já instalado num modelo da Aston Martin. Além disso, o DBX S monta jantes em magnésio de 23’’, uma estreia no SUV da Aston Martin, que são 19 kg mais leves que as de alumínio de série.

A juntar a isso, está ainda uma nova grelha, derivada do 770 Ultimate, que é igualmente mais leve, e que segundo a marca contribuiu para uma melhor distribuição de peso, a que se juntam soleiras das portas e as capas dos espelhos em fibra de carbono. Todos estes detalhes contribuíram para tornar o DBX S 47 kg mais leve, face ao atual DBX 707 com um peso total de 2.245 kg.

Além da “dieta” imposta, o DBX S ganhou um conjunto de alterações no interior, com destaque para o logo “S”, bem como para o distinto padro de espinha de peixe, de série nos bancos desportivos deste DBX S, bem como no tejadilho de carbono opcional.

O novo SUV desportivo da Aston Martin é revestido em Alcantara, nos bancos, forro do tejadilho, consola central, painéis de instrumentos inferiores e acabamento superior. Em áreas de alto desgaste, como os apoios dos assentos, o Alcantara gradualmente dá lugar ao couro semi-anilina. Para aqueles que preferem uma sensação ainda maior de luxo, o DBX S pode ser totalmente revestido em couro semi-anilina. Como opcional existem ainda cintos de segurança vermelhos.

Nota ainda para o sistema de som com 14 altifalantes e 800 W incluído de série, havendo em opção um sistema da Bowers & Wilkins de 23 altifalantes, que a Aston Martin diz ter um design acústico adaptado ao volume e formato interno do DBX S.

O novo SUV desportivo da Aston Martin já está disponível para encomenda, apesar da marca britânica não ter revelado o preço, com entregas previstas para começar no quarto trimestre de 2025.