Num emocionante renascimento para os entusiastas de SUVs de desempenho, a Nissan está a reintroduzir o seu SUV Patrol com o tratamento Nismo, trocando o seu anterior motor V-8 por um potente V-6 biturbo. Seguindo o Nissan Ariya na linha de SUVs Nismo, o novo Patrol Nismo está preparado para fazer uma declaração ousada como o SUV de desempenho insigna da Nissan.
O chefe de design da Nissan, Alfonso Albaisa, que supervisionou o projeto, chamou-o de “besta”, insinuando um aumento substancial de potência em relação ao modelo standard e um design agressivo. Refletindo sobre o modelo em argila fresada do Patrol, Albaisa admitiu: “Quando o vi pela primeira vez, não dormi durante quatro dias. Quando vês a escala desta coisa, é uma besta.”
Embora as especificações exatas de potência permaneçam em segredo, o Armada 2025 (a versão americana do Patrol) irá aproveitar o V-6 biturbo de 3,5 litros do Infiniti QX80, que já produz 425 cavalos de potência e 516 lb-ft de torque na sua forma standard—números que superam os do V-8 naturalmente aspirado de 5,6 litros que está a sair de cena. Com Albaisa a confirmar “mais potência e torque” para o modelo Nismo, podemos esperar uma produção ainda maior. No entanto, a Nissan está ciente do apelo sonoro do antigo V-8, insinuando a possibilidade de sons de motor artificiais, embora Albaisa tenha prometido: “Não estou a dizer que estamos a fazer isso.”
A adição do Patrol Nismo irá reforçar a linha de SUVs Nismo da Nissan, que agora também inclui o Ariya totalmente elétrico. Também segue os passos de modelos únicos e de edição limitada como o Juke Nismo e o Juke-R, que ostentavam, de forma famosa, o motor do GT-R.
Embora continue incerto se a Armada dos EUA terá uma variante Nismo, uma coisa é clara: o regresso do Patrol Nismo em 2025 promete aos fãs de SUVs robustos e de alto desempenho uma experiência emocionante que combina nova tecnologia de motorização com o inconfundível estilo Nismo.