A Mercedes-Benz está a trabalhar num novo sistema de direção eletrónica (steer-by-wire) que vai chegar aos veículos de produção em 2026, acompanhado de um volante em formato de manche, estilo Yoke.

Desta forma, a marca germânica vai juntar-se a Tesla, General Motors, Geely, Toyota e Lexus, que já contam com este novo sistema de direção, que substitui a tradicional ligação mecânica entre o volante e as rodas. Em vez disso, as solicitações de direção do motorista são transmitidas de forma rápida e direta por meio de um cabo elétrico, ou seja, “por fio”.

Apesar da Mercedes não ter revelado o modelo que vai estrear este novo sistema de direção, a marca revelou um protótipo camuflado do novo EQS que deverá chegar ao mercado no próximo ano, e que tudo aponta para que venha a estar dotado do novo sistema de direção, steer-by-wire.

A marca germanica revelou que o novo sistema proporciona uma sensação de direção completamente nova proporcionando uma experiência incomparável ao condutor, com uma ampla gama de vantagens na condução diária, permitindo que as manobras e o estacionamento se tornem- ainda mais fáceis, já que a direção eletrónica reduz ainda mais o esforço necessário eliminando a necessidade de o condutor voltar a agarrar o volante.

Além disso, o sistema steer-by-wire proporciona ainda uma condução mais reativa em estrada aberta e numa maior agilidade em ambientes urbanos, para além de libertar espaço no habitáculo, facilitando a entrada e saída do veículo, ao mesmo tempo que permite uma visão desobstruída do painel de instrumentos digital.

“O sistema Steer-by-wire é mais um grande passo rumo à mobilidade do futuro, e estamos orgulhosos de lançar este sistema em 2026. A tecnologia proporciona uma experiência única para o cliente, que vai muito além da mera condução. Em combinação com a condução automatizada condicional de nível 3, proporcionará uma experiência de entretenimento ainda mais imersiva a médio prazo”, disse. Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG.