A Mazda anunciou que o CX-80, modelo que marca o regresso do construtor japonês ao mercado dos veículos de sete lugares, vai chegar ao mercado nacional já em novembro.

Com 4,99 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,71 m de altura e uma distância entre eixos superior a três metros, o novo Mazda CX-80 é mais comprido, mais alto e tem uma distância entre eixos significativamente maior do que o popular CX-60.

Dotado de uma terceira fila de bancos rebatíveis, o CX-80 poderá ter três configurações diferentes para a segunda fila, incluindo uma opção de dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila, ou combinados com uma também opcional consola central.

Com todos os sete bancos colocados, o espaço da bagageira é de 258 litros, que pode aumentar para 687 litros com a terceira fila de bancos rebatida e para os 1221 litros com as duas filas recolhidas.

O habitáculo do CX-80 apresenta-se com tecnologias apropriadas para um modelo que assume o estatuto de porta-estandarte da gama da Mazda na Europa, incluindo três novas funcionalidades: um novo controlo de voz integrado Alexa, um novo sistema de navegação híbrido, combinando as vantagens dos serviços offline e online, e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que utiliza o ecrã central e gráficos avançados para ajudar a posicionar o veículo se acoplado a um reboque.

Em termos de design, o modelo espelha a mais recente evolução da abordagem Kodo, única da Mazda, tendo os designers concentrado as suas atenções na elegância e pureza de uma estética japonesa minimalista, assente na eliminação de todos os elementos desnecessários, subjacente à abordagem “hands-on”, única dos designers e mestres artesãos da Mazda, que visa a produção de automóveis que só poderiam ter sido “Crafted in Japan”.

No capítulo mecânico, o Mazda CX-80 estará disponível com dois grupos motopropulsores, o e-Skyactiv PHEV, que combina um bloco de 2,5 litros a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico, alimentado por uma bateria de 17,8 kWh, que permite uma potência combinada de 327 cv e 500 Nm de binário, anunciando uma autonomia em modo 100% elétrico de 60 km. Estes números permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 195 km/h

Além disso, está disponível uma variante equipada com o motor e-Skyactiv D, um motor diesel de seis cilindros em linha de 3,3 litros integrando o sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V da Mazda, que produz 254 cv, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 219 km/h.

Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tração integral i-Activ. O Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive) também permite uma escolha entre quatro modos de condução (Modo EV adicional na versão PHEV), sistema já introduzido no Mazda CX-60.

O novo Mazda CX-80 está equipado com uma suspensão dianteira de duplo triângulo e uma suspensão traseira multi-link para assegurar maior nível de conforto de condução, uma postura estável e um controlo suave da carroçaria. O seu sistema de tração integral permanente, com predominância traseira, combina a estabilidade e a aderência com as características de neutralidade em curva de uma configuração de tração traseira. O novo Mazda CX-80 tem, também, uma capacidade de reboque, de 2500 kg.

Em matéria de preços, a Mazda revelou que dependendo do nível de equipamento escolhido e dos múltiplos packs que lhes podem ser associados, os novos Mazda CX-80 e-Skyactiv 2.5 PHEV arranca nos €63.004 para a versão Exclusive-line, enquanto a versão Homura começa nos €69.055 e a variante Takumi tem um preço que se inicia nos €70.155.

Já a versão e-Skyactiv D começa nos €79.812 para a variante Exclusive-line, enquanto a versão Homura começa nos €85.861 e a Takumi €86.962.