A Mazda anunciou a sua estratégia para o futuro eletrificado, com o objetivo de melhorar a eficiência da produção e cortar custos de desenvolvimento através de parcerias estratégicas, e confirmando que o novo motor Skyactiv-Z vai equipar a próxima geração do CX-5.

A marca japonesa reduziu o investimento planeado em veículos 100% elétricos, tendo, no entanto, revelado que o novo motor Skyactiv-Z, vai estrear 2027 numa configuração híbrida que vai equipar a próxima geração do conhecido SUV da Mazda, o CX-5.

Mantendo uma abordagem “Multi-Solution”, que significa que, dependendo da procura, a marca vai continuar a assegurar que os veículos Mazda estão equipados com as opções de motores de combustão interna, híbridos ou 100% elétricos, adaptadas aos diferentes ambientes de condução e às necessidades dos clientes.

No entanto, a Mazda aposta forte no novo motor Skyactiv-Z a gasolina com 4 cilindros, 2,5 litros combinado com um sistema de eletrificação, que segundo a marca regulamentação Euro 7, assim como as normas de emissões em vigor na América do Norte, e que permitirá reduzir o número de unidades motrizes e de software de controlo, melhorando a eficiência do desenvolvimento e da produção.

A nova família de motores promete estender-se para além da além da variante de quatro cilindros, já que a Mazda tem planos para usar a tecnologia Skyactiv-Z em motores de seis cilindros em linha para modelos de maiores dimensões. Além disso, o novo motor promete desempenhar um papel na redução de emissões para o próximo motor rotativo da marca. A nova linha de motorizações vai permitir à Mazda consolidar a oferta de motores, reduzindo o número total de unidades em uso em mais da 50%.

Para além do Skyactiv-Z, a Mazda revelou ainda que está a desenvolver uma plataforma para veículos 100% elétricos, altamente flexível, tanto ao nível de hardware como de software, permitindo a utilização de vários tipos de baterias e modelos de veículos.

A marca japonesa anunciou ainda que o seu modelo 100% elétrico que está previsto para 2027, será produzido no Japão e que será distribuído a nível global, e que vai fazer uso de células de bateria desenvolvidas em colaboração com a Panasonic Energy Corporation.

A Mazda revelou ainda que nova plataforma foi concebida tendo em conta as tecnologias futuras, assegurando que a marca se mantém na vanguarda da inovação em matéria de veículos elétricos.

“Numa altura em que a indústria automóvel está a atravessar uma mudança sísmica, que ocorre uma vez por século, a Mazda continua a evoluir, atualizando a nossa ‘alegria de conduzir’ para a próxima geração de veículos. Todos nós, na Mazda, estamos empenhados em encontrar o equilíbrio certo entre a gestão eficiente do negócio e o desenvolvimento tecnológico sustentável, de modo a oferecer um valor único, independentemente da escala do negócio”, disse Masahiro Moro, presidente e CEO da Mazda Motor Corporation.