De acordo com um despacho publicado no Boletim Oficial da região semiautónoma chinesa, datado de 24 de abril, Ng Wai Han tomou hoje posse como a primeira mulher a liderar a Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos (DICJ).

O despacho, assinado pelo secretário para a Economia e Finanças, Anton Tai Kin Ip, defende que a dirigente "possui competência profissional e aptidão para o exercício do cargo (...), que se demonstra pelo 'curriculum vitae'".

Isto apesar de Ng Wai Han não ter qualquer ligação conhecida à área do jogo ou dos casinos.

A dirigente tem uma licenciatura em Direito e um mestrado em Direito Penal, tendo trabalhado 21 anos na Direção dos Serviços para os Assuntos Laborais e mais cinco na Direção dos Serviços de Administração e Função Pública.

A nomeação de Ng Wai Han surge depois de um período de mais de quatro meses em que o cargo esteve por preencher, após o anterior diretor, Adriano Marques Ho, ter sido escolhido, em dezembro, como novo diretor-geral dos Serviços de Alfândega.

Desde então que a DICJ era liderada, de forma interina, pelo diretor-adjunto Lio Chi Chong, um antigo investigador criminal da Polícia Judiciária (PJ) de Macau.

Adriano Marques Ho tinha vindo também da PJ, onde chegou a liderar o departamento responsável pela investigação de crimes económicos, incluindo aqueles relacionados com o jogo.

Também no Boletim Oficial de hoje surge a confirmação da aposentação, a partir de 01 de abril, de Benjamin Chan Sau San, presidente da Autoridade Monetária de Macau (AMCM), o regulador financeiro da cidade.

Algo que o próprio Benjamin Chan já tinha anunciado numa entrevista ao Hong Kong Economic Journal, publicada no final de março.

 

VQ // JMC

Lusa/Fim