O navio ‘Lobo Marinho’ retoma amanhã as ligações marítimas entre o Funchal e o Porto Santo já sem limitações de velocidade. A instalação da nova turbina foi hoje concluída com sucesso, tal como os testes que acabam de ser validados pela sociedade classificadora que acompanhou os trabalhos. A informação foi confirmada pelo DIÁRIO junto do administrador executivo da Porto Santo Line (PSL).

"Tudo decorreu conforme esperado e anunciado pela PSL que, desde o primeiro momento, quis assegurar a segurança das viagens, tendo feito um esforço para que nenhuma viagem agendada fosse cancelada, de forma a dar resposta aos passageiros" Carlos Santos, administrador da PSL

Em causa estava o “deficiente funcionamento" de uma das quatro turbinas do 'Lobo Marinho', conforme o DIÁRIO avançou no dia 7 de Abril. Um problema que gerou atrasos na viagem entre as ilhas, mas que não colocou em causa a segurança dos passageiros. “Todas as viagens são efectuadas observando todos os requisitos de segurança, sendo que esta mesma segurança é a primeira prioridade pela qual a Porto Santo Line se pauta desde sempre, sendo assim, efectivamente, o único constrangimento a velocidade a que o Lobo Marinho tem navegado”, explicou na altura o administrador.

Após a chegada de todas as peças necessárias, assim como a equipa técnica contratada para executar os trabalhos, a intervenção teve início ontem, logo após a chegada do navio ao porto do Funchal, aproveitando a PSL a paragem semanal desta terça-feira para efectuar todas as correcções necessárias.

O plano de trabalho delineado pela companhia decorreu dentro do previsto. A Porto Santo Line contou com o apoio técnico da ABB, actualmente denominada Accelleron (empresa criada em 1883 com a junção das ASEA Sueca e a BBC Suíça, e especialista mundial em tecnologia e maquinaria de navios e que conta com mais de 110 mil colaboradores) para a resolução do problema.

“A equipa da Porto Santo Line e da equipa externa da ABB trabalharam em 2 turnos, o primeiro durante a madrugada e o segundo a partir das 8 horas da manhã”, explicou ao DIÁRIO, Carlos Santos.

“A instalação da nova turbina foi concluída pelas 11h50, tendo-se iniciado os testes logo de seguida. Os testes terminaram às 13h45, com o sucesso esperado tendo a sociedade classificadora validado os trabalhos e testes”, acrescentou o administrador da PSL, aludindo à cronologia da intervenção.

Assim, a partir de amanhã, o ‘Lobo Marinho’ está apto a regressar à linha marítima Madeira-Porto Santo, sem as limitações que se verificavam nas últimas semanas. A partida do Funchal está prevista para as 8 horas e a chegada à Ilha Dourada ao fim de, aproximadamente, 2h30 de viagem.

Sendo o fim-de-semana de Páscoa, período de grande procura sobretudo dos madeirenses para férias na ilha do Porto Santo, o ferry tem programado viagem dupla esta quinta-feira e na próxima segunda-feira.

Artigo relacionado: Já cheira a férias de Páscoa no Porto Santo