Marine Le Pen foi condenada a quatro anos de prisão e considerada inelegível durante cinco anos, o que a afasta das eleições presidenciais de 2026. Vai recorrer mas o recurso não tem efeitos suspensivos, se o tribunal de recurso não decidir a tempo não vai poder mesmo concorrer a eleições. Os outros partidos franceses dizem que é a justiça a funcionar, o partido de Le Pen e os seus aliados europeus, Kremlin incluído, dizem que a Democracia está posta em causa. Neste episódio extra, conversamos com o jornalista Hélder Gomes

Marine Le Pen foi condenada a quatro anos de prisão, dois efectivos, e cinco anos de inelegibilidade com aplicação imediata, o que compromete sua candidatura à presidência de 2027. Ela e todos os outros condenados vão recorrer, mas não tem efeitos suspensivos.
Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios: