![João Oliveira é cabeça de lista da CDU à Câmara de Évora](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
O eurodeputado comunista João Oliveira vai ser o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Évora nas próximas eleições autárquicas, anunciou a coligação esta quarta-feira. João Oliveira, 45 anos, advogado, foi deputado à Assembleia da República da X à XIV legislatura, entre 2005 e 2022, pelo círculo de Évora, de onde é natural. E nas últimas eleições europeias, em junho, liderou a lista comunista.
Em comunicado, a Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV/ID) afirma que a escolha de João Oliveira como candidato a presidente da Câmara Municipal "traduz uma aposta prioritária da CDU em Évora". O atual presidente da autarquia é Carlos Pinto de Sá, que não se pode recandidatar por ter alcançado o limite de três mandatos.
Évora é, con Setúbal, uma das capitais de distrito lideradas pela CDU. Os comunistas têm atualmente a presidência de 19 câmaras. Em 12 delas, os presidentes chegam ao limite de mandatos, pelo que não se podem recandidatar. Em entrevista ao Expresso em janeiro o atual eurodeputado defendeu que o PCP não pode limitar-se a manter as autarquias que tem, o objetivo tem de ser recuperar câmaras já perdidas.
João Oliveira foi uma das principais caras da participação do PCP na geringonça. Foi líder da bancada parlamentar do PCP entre 2013 e 2022, integrando, a nível partidário, a Comissão Política do Comité Central. Em 2022 não conseguiu ser reeleito deputado. Em em 2024 o PCP voltou a não eleger deputado por Évora, onde a cabeça de lista foi Alma Rivera.
Caso seja eleito presidente da Câmara de Évora, João Oliveira deixar o lugar no Parlamento Europeu, passado o testemunho a Sandra Pereira, a número dois da lista. Se for eleito apenas vereador, pode manter os dois lugares, como João Ferreira fez durante vários anos.
O candidato pelo PS a Évora é o antigo eurodeputado Carlos Zorrinho e o do PSD é Henrique Sim-Sim.