O Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL acolhe, esta quarta-feira, 30 de Abril, a 4.ª edição da 'Tour Senses – Regional Conference', uma iniciativa que une uma exposição de artes plásticas a uma conferência académica, promovendo o diálogo entre a arte e a ciência na sociedade contemporânea.

A iniciativa é organizada pela turma do 1.º ano da Licenciatura em Turismo, no âmbito da unidade curricular de Organização e Gestão de Eventos, sob coordenação do docente Diogo Goes, director de departamento de Ciências Sociais e Humanas no ISAL. O evento marca também a abertura oficial do Pólo do Funchal da 6.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia 2025 – Bienal de Causas, mostra que irá estar patente ao público entre 30 de Abril e 26 de Maio.

Sob o mote da arte como forma de intervenção e consciência social, a Bienal chega à Madeira reunindo artistas cujas obras exploram “temáticas transformadoras”. A exposição que será inaugurada na próxima quarta-feira, pelas 18h30, contará com uma dezena de obras da autoria de Adónis Galvão, Agostinho Santos, Diogo Goes, Fátima Spínola e Gonçalo Ferreira de Gouveia. A bienal, com direção artística de Agostinho Santos – doutorado em Museologia – é uma iniciativa da Artistas de Gaia, Cooperativa Cultural, com o apoio do Município de Gaia e contando com a parceria do ISAL. A programação do evento contempla ainda a conferência do professor universitário Gonçalo Ferreira de Gouveia – Doutor em Estudos da Arte – intitulada 'Diálogos entre a Arte e Ciência', sob moderação de Diogo Goes e presidida por Sancha de Campanella, vice-directora geral do ISAL.

A organização do evento refere que a escolha deste mês – Abril – para abertura da programação "reflecte a intenção de alinhar este evento com diversas comemorações internacionais particularmente relevantes" - o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (21 de Abril) e o Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz (24 de Abril). "Tal opção confere ao evento um enquadramento temático coerente com os seus objectivos de reflexão crítica, sensibilização e responsabilidade social", acrescentam.

Neste contexto, a 'Tour Senses – Regional Conference' afirma-se como "uma plataforma de convergência entre o pensamento artístico e a investigação académica, promovendo valores de cooperação, pensamento crítico e transformação cultural". A entrada é livre.