No episódio desta semana de O Futuro do Futuro, vamos entrar na cozinha e conhecer o setor de entregas de comida, que está a passar por uma verdadeira revolução. Quase tudo mudou nos últimos anos - as apps tomaram o lugar das chamadas telefónicas, as grandes tecnológicas tomaram conta do mercado e a pandemia deu um empurrão inimaginável à mudança no início de 2020 -, mas as necessidades humanas mantêm-se.

O efeito pandémico passou, sem que a vontade de se receber refeições prontas em casa tenha perdido fulgor. E a inovação tecnológica transformou-se num ingrediente obrigatório no setor, que tem vindo a diversificar-se.

As experiências gourmet estão a afirmar-se e até já há refeições com estrela Michelin no menu.


Matilde Fieschi

Álvaro Meyer, fundador e CEO da aplicação de entregas Volup, conta ao Expresso como a inteligência artificial (IA) também está a impulsionar a mudanças e como a tecnologia está a ser recebida nos melhores restaurantes.

Capaz de facilitar a personalização das escolhas dos consumidores e de otimizar a gestão dos negócios, está também a melhorar a experiência do cliente, tornando o serviço mais ágil e eficiente - mesmo que esse seja um lado invisível para quem pede os seus pratos favoritos através de uma app móvel.

Mas há muito mais a ser cozinhado.

A possibilidade de se usarem drones, embora ainda em fase experimental, é vista por muitos como uma forma de revolucionar a entrega de alimentos de forma mais rápida e eficiente, mas Álvaro Meyer não acredita que se transformem em regra em Portugal nos próximos anos.

Não é uma tentativa de parar o vento com os dedos, mas o vento é um dos inimigos das entregas com drones e há muito mais a fazer.

No campo da sustentabilidade, por exemplo, o empacotamento e a entrega estão a ser olhados com especial cuidado. Até porque a qualidade não pode chocar de frente com a ecologia. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e procuram opções saudáveis e sustentáveis de alta qualidade.

Do lado da Volup, que no ano passado lançou uma experiência de loja online, 2025 será também um ano de expansão. Quem se habituou às refeições gourmet em Portugal, poderá também passar a encomendá-las em Espanha. Madrid será a primeira cidade a receber app portuguesa de comida gourmet, que não esconde o objetivo de seguir para outros locais. Álvaro Meyer promete um futuro com mais sabor noutras capitais europeias

Matilde Fieschi

Não se esqueça de seguir O Futuro do Futuro na sua plataforma de podcast preferida ou de nos ouvir nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias.

Convidamo-lo ainda a partilhar este episódio com os seus amigos ou familiares. E se tiver sugestões para nos dar, também estamos cá para o ouvir.

Ouça e prepare-se para fazer escolhas mais conscientes. Já sabe que o amanhã passa por aqui.