Pelo menos 20 pessoas foram detidas por suspeita de pilhagens durante os incêndios que estão a devastar o Estado norte-americano da Califórnia, segundo o Los Angeles Times. As autoridades já avisaram que haverá “tolerância zero” para quem se aproveitar dos fogos, que já fizeram 10 mortos.

Os incêndios que estão a fustigar Los Angeles não dão tréguas e uma das zonas mais afetadas é a costa do Pacífico e Santa Monica, incluindo o Pacific Palisades, conhecido como o bairro das celebridades. O fogo já destruiu milhares de habitações e pode vir a tornar-se um dos mais caros daquele Estado norte-americano.

E haverá quem se esteja a aproveitar da situação para entrar nas casas, vazias por causa da ordem de retirada ou devastadas pelas chamas, e roubar aquilo que o fogo não destruiu. Vinte pessoas foram detidas em zonas evacuadas.

Numa conferência de imprensa na quinta-feira, a autarca de Los Angeles, Karen Bass, deixou um aviso:

“Vai haver tolerância zero para qualquer pessoa (...) que se atreva a entrar nas casas ou saquear bens ou qualquer coisa dos indivíduos ou das estruturas que permanecem de pé.”

Segundo a autarca, o procurador-geral de Los Angeles “deixou bem claro” que os envolvidos em pilhagens ou danos materiais serão processados “até às últimas consequências”.

As autoridades vão continuar a reforçar o patrulhamento nas zonas sob ordem de evacuação e deverão implementar um recolher obrigatório às 18:00, de modo a manter a segurança naquela área.

Autarca de Los Angeles rejeita críticas

Perante uma das vagas de incêndios mais destrutivas da história de Los Angeles, surgiram críticas à resposta das autoridades.

Na mesma conferência de imprensa, a autarca de Los Angeles, que estava em viagem oficial no Gana quando os incêndios deflagraram, rejeitou as críticas pela sua ausência inicial e garantiu que o foco é salvar vidas.

“Podem ter a certeza de que, quando isso estiver feito, quando estivermos seguros, quando as vidas tiverem sido salvas e as casas tiverem sido salvas, sem dúvida que faremos uma avaliação para ver o que correu bem, o que correu mal e para corrigir ou responsabilizar qualquer entidade, departamento ou individuo.”

Pelo menos 10 pessoas morreram nos incêndios florestais que estão a devastar Los Angeles e as autoridades temem que o número possa vir a aumentar.

As chamas, que já destruíram mais de 117 quilómetros quadrados e cerca de 10 mil habitações e outros edifícios, obrigaram à retirada de 180 mil pessoas das suas casas.