O Vaticano informou esta sexta-feira que o Papa Francisco está estável, mas tem uma "febre ligeira".

É a mais recente atualização sobre o estado de saúde do Sumo Pontífice, internado esta sexta-feira para realizar exames médicos e continuar o tratamento para a bronquite.

“O Santo Padre foi submetido a exames e iniciou uma terapia medicamentosa hospitalar. (...) Os primeiros exames revelaram uma infeção do trato respiratório. (...) A sua condição clínica é estável; tem uma ligeira febre", lê-se no comunicado.

O Vaticano divulgou ainda que o Papa "está sereno, de bom humor e leu alguns jornais".

Francisco foi diagnosticado com bronquite na semana passada, mas não cancelou a agenda e fez até uma aparição pública no domingo.

Na quarta-feira, foi substituído na leitura da catequese, mas esteve presente durante toda a audiência.

Agora com 88 anos, o líder da Igreja Católica tem lutado, desde 2013, contra diversos problemas de saúde, tais como gripes, infeções respiratórias e lesões provenientes de quedas e outros incidentes.

Cardeal Tolentino Mendonça vai substituir Francisco na missa de domingo

O Vaticano informou entretanto que a missa do próximo domingo será presidida pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça.

“A Santa Missa, por ocasião do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, no domingo, 16 de fevereiro, será presidida por Sua Eminência o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação”, lê-se no comunicado .

O mesmo documento refere ainda que foi cancelado o “encontro com os artistas, previsto para a próxima segunda-feira na Cinecittà”.