Nuno Fox

Vivem-se dias de expectativa na Bial. A farmacêutica portuguesa, que já conta com 101 anos de vida, tem em mãos uma investigação que, se se confirmarem as primeiras indicações, vai representar um avanço significativo na luta contra a doença de Parkinson.

O projeto Bia 28-6156 está em curso há vários anos e dele poderá resultar o primeiro medicamento que consegue travar a progressão desta que é uma das principais doenças neurodegenerativas a nível mundial, explica António Portela, presidente executivo da Bial.

Convidado do episódio desta semana da Liga dos Inovadores, o podcast do Expresso que apresenta o que de mais inovador é feito pelas empresas em Portugal, o líder da Bial refere que a área onde a sua empresa está a ter “mais sucesso” mas também onde “está mais a trabalhar” é a doença de Parkinson, que limita bastante os doentes.

“É a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente depois do Alzheimer. E que infelizmente hoje ainda não tem qualquer tipo nem de cura nem de medicamentos que atrasem a progressão da doença”.

“Tudo o que existe para esta doença apenas ajuda as pessoas a viverem melhor com a evolução da doença, mas não consegue retrasá-la”, afirma.

A inovação é o resultado, explica António Portela, da aposta do seu pai na investigação e desenvolvimento, há cerca de 30 anos, e que permitiu que em 2009 fosse lançado um medicamento contra a epilepsia, o Zebinix, e em 2016 um medicamento contra a doença de Parkinson, o Ongentis.

A grande esperança que temos na nossa investigação da doença de Parkinson já está em fase clínica, com doentes. Vamos ter resultados até meio do próximo ano

Há 100 mil doentes com Parkinson a tomar o nosso medicamento, isso é um incentivo enorme para aquilo que fazemos

Em cada 15 mil moléculas que investigamos, só uma é que chega ao mercado. A maior parte das coisas em que os nossos cientistas trabalham vai para o lixo

Já há vários cancros que se detetados cedo são curáveis e eu acho que o mesmo vai acontecer em muitas das doenças neurodegenerativas

O investimento é enorme. Estamos a falar de dezenas ou centenas de milhões de euros em cada um dos projetos que fazemos

SIC Notícias

O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.