O grupo Goldman Sachs alertou que as tarifas impostas pelo Presidente Donald Trump agravam o risco de recessão nos Estados Unidos, e que pode alastrar à Europa.

O banco de investimento norte-americano afirmou que há agora uma probabilidade de 35% de haver uma crise nos próximos meses. A última estimativa dizia que esse risco era de 20%.

A corretora também reduziu a previsão de crescimento do PIB da maior economia do mundo em 2025 de 2,0% para 1,5%, e projetou três cortes nas taxas de juros da Reserva Federal norte-americana e do Banco Central Europeu, em vez dos dois anteriormente previstos, segundo adianta a agência Reuters.

No domingo, os meios de comunicação norte-americanos adiantaram que Trump deu instruções aos assessores para estudarem uma tarifa para todos os produtos de todos os países, o que abalou os mercados financeiros de todo o mundo devido aos receios de um abrandamento da economia.

Os economistas do Goldman Sachs estimam que a inflação deve atingir este ano os 3,5%, num aumento de meio ponto percentual em relação à última análise.

Donald trump já anunciou várias tarifas, e promete anunciar mais na quarta-feira, no que o Presidente dos Estados Unidos chamou de dia da libertação.