Produzido numa série limitada de apenas 110 unidade, o A110 R Ultime é a expressão máxima do conhecido modelo desportivo da marca de Dieppe.
Derivação extrema do A110, o R Ultime é um automóvel que leva o desempenho a um nível superior, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, ou seja, 20 segundos mais rápido que o A110 R, beneficiando para isso de um motor1.8 de quatro cilindros turbo, que ganhou novos pistões forjados e novas bielas emprestadas do mundo dos desportos motorizados.
O turbocompressor foi otimizado com uma carcaça retificada e uma nova roda de compressor, o que permitiu aumentar a potência do A110 R Ultime para 345 cv às 6.000 rpm, e um binário máximo as 3200 rpm.
O Ultime beneficia ainda de uma nova caixa de velocidades, de modo a conseguir lidar com o aumento de potência, bem como um escape em titânio da Akrapovic, travões mais resistentes da AP Racing, além de uma afinação mais desportiva do chassis, com a inclusão de amortecedores ajustáveis da Ohlins nos dois eixos, com regulação em altura, e regulação hidráulica bidirecional para compressão e recuperação.
Já as novas jantes forjadas, de 18’’ à frente (10 mm mais largas que o A110 R) e de 19’’, no eixo traseiro, têm um design exclusivo e são otimizadas em termos de peso, enquanto o chassis, aperfeiçoado, é construído inteiramente em alumínio, o que faz do A110 R Ultime um dos automóveis desportivos mais leves do mundo com os seus 1120 kg.
A aerodinâmica foi reformulada, com um aumento de 160 kg de força descendente em relação ao A110 R. Otimizado para a utilização em pista, o Ultime apresenta um splitter dianteiro com um lábio flexível, aletas no para-choques dianteiro e placas terminais no para-choques traseiro. O sistema de arrefecimento modificado baseia-se em duas aberturas no capot que empurram o ar para cima. Para completar os melhoramentos, um spoiler e uma asa traseira biplana ajustável, bem como uma cauda de pato na linha de cintura.
A exclusividade do A110 R Ultime reflete-se também no design e numa experiência de cliente mais rica e exclusiva, com uma imersão total no mundo Alpine. Para isso, a marca francesa oferece aos clientes uma escolha excecional de opções, através do seu programa de personalização Atelier Sur-Mesure, com novas combinações de cores exteriores e interiores, incluindo 28 tons de carroçaria, 10 tons de pele e 14 tons de Alcantara.
Muitas das caraterísticas exteriores podem ser da cor da carroçaria, incluindo as peças aerodinâmicas em carbono, o capot, o tejadilho e o vidro traseiro. Em colaboração com a Poltrona Frau, os designers da Alpine criaram ainda um interior com tipos e tonalidades especiais de pele e requintes específicos. Por exemplo, todas as áreas do cockpit são estofadas em pele premium e Alcantara, incluindo os bancos, os painéis das portas, as inserções, a consola, o painel de instrumentos e os puxadores.
Por fim, para celebrar a cor que define a marca, os 110 exemplares do A110 R Ultime incluem 30 numa versão denominada La Bleue, com uma pintura exterior com uma gradação de dois azuis e um interior exclusivo em pele preta e azul.
“O A110 R Ultime é a essência absoluta do que pretendemos alcançar na Alpine, quando concebemos automóveis dinâmicos que colocam o prazer de condução acima de tudo. Proporcionando uma experiência de condução inigualável, o A110 R Ultimate distingue-se dos seus rivais”, disse Philippe Krief, Diretor-Geral da marca Alpine.
Montado na fábrica Jean Rédélé Alpine, em Dieppe, França o A110 R Ultime promete deixar um traço indelével no design dos futuros veículos, a começar pelo A110 elétrico, que está previsto para o final de 2026.