O aeroporto de Lisboa ainda está a sofrer com as consequências do apagão que deixou Portugal às escuras, na segunda-feira. Além dos voos cancelados, muitos passageiros estão com problemas na recolha da bagagem.

O problema das bagagens deixou os passageiros sem saber o que fazer e muitos estão a dormir há dois dias no Aeroporto Humberto Delgado, numa fila criada para o balcão que está a efetuar a entrega das malas, como adianta a repórter Joana Vitória Teixeira.

No entanto, este não está a ser um processo harmonioso. A falta de informação e de apoio e a desorganização são algumas das críticas deixadas pelos passageiros que continuam à espera da bagagem.

Esta quarta-feira de manhã, os passageiros, que estavam à espera da sua bagagem, começaram a gritar e a bater palmas, numa manifestação pela falta de respostas da parte do aeroporto de Lisboa e das companhias aéreas.

Ouvido pela SIC, um dos passageiros afetados por este problema acusou o aeroporto de "desorganização total" e de dar "informações contraditórias".

"Ninguém vem aqui dar satisfações"

Outra das passageiras ouvidas pela SIC, também critica a falta de respostas sobre as bagagens": "Ninguém vem aqui dar satisfações. Só vieram aqui trocar o horário [de abertura do balcão] ".

A passageira, que estava a fazer um voo de escala em Lisboa, com destino a Faro, está a dormir há dois dias no aeroporto e ainda não conseguiu reaver as suas malas. "Estamos presos aqui", admitiu.

Muitos dos passageiros estão com a vida suspensa à espera das suas malas, mas há quem não consiga esperar e apanhe o avião sem a bagagem, como adianta a repórter da SIC no local.

Na terça-feira, a ANA - Aeroportos de Portugal adiantou que o aeroporto estava a implementar um plano para o tratamento das bagagens, devido à grande afluência nos balcões. Num comunicado, explicou ainda que os passageiros iam começar a ser contactados pelas companhias aéreas para procederem à recolha das suas malas.

Contudo, este processo não estará a correr tão bem. Ouvido pela SIC, um dos passageiros revelou ter recebido uma mensagem para ir buscar a sua bagagem, mas quando chegou ao aeroporto terá sido informado que não ia receber a mala naquele dia.

Apagão deixa Portugal às escuras

Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou Portugal às escuras na segunda-feira, não havendo ainda uma explicação para aquilo que aconteceu.

O apagão levou ao encerramento dos aeroportos, ao congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e à falta de combustíveis.

O corte provocou um caos que ainda esta quarta-feira, dois dias depois, está a ser sentido, pelo menos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.