Este espetáculo itinerante estreou em 2023 e foi apresentado em Tunes (Tunísia), Mindelo, Praia, Paris, Elvas e, em março de 2024, em Brasília, São Paulo e Foz do Iguaçu, chegando agora a Angola, para comemorar a língua portuguesa no Camões - Centro Cultural Português em Luanda.

O concerto criado com obras inéditas para piano e recitante é interpretado pelo ator Ivo Canelas, que interpreta os poemas, e João Vasco ao piano.

"Evocando a figura de estilo pela qual se exprime "a parte pelo todo" ou "o todo pela parte", o espetáculo "Sinédoque" revisita e reinventa a obra de poetas portugueses dos séculos XX e XXI, entre os quais Alexandre O'Neill, Ruy Belo ou Margarida Vale de Gato", segundo uma nota de imprensa do Camões.

Ivo Canelas, um dos atores mais proeminentes no cinema e teatro português, é licenciado em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Teatro e Cinema e estudou no Lee Strasberg Theatre Institute, em Nova Iorque, como bolseiro da Calouste Gulbenkian.

João Vasco é professor de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, dividindo-se entre os palcos, a composição, o ensino, a fotografia e o vídeo.

É diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.

 

RCR // ANP

Lusa/fim