O documentário 'Câmara de Lobos 360', um projecto da Associação Insular de Geografia, foi hoje apresentado no Centro Cívico do Curral das Freiras. Esta é uma iniciativa que enaltece e valoriza o património natural e cultural do concelho de Câmara de Lobos, sendo que "câmara-lobenses apresentam as tradições que os definem, a resiliência que os move, a sua ligação ao mar e o que melhor caracteriza cada uma das cinco freguesias do concelho".

"Esta iniciativa enquadra-se da implementação do projeto Câmara de Lobos 360, que tem por objetivo criar uma estratégia de Marketing Territorial, aliando a transição digital e o branding a um modelo gestão assente na valorização, conhecimento, proteção e promoção dos recursos rurais locais", explica nota à imprensa.

"O ano de 2025 ficará marcado na história da Associação Insular de Geografia. (…) O dia de hoje fica marcado com o arranque da promoção dos novos recursos do projecto Câmara de Lobos 360, um tributo à cultura câmara-lobense, ao seu passado e ao seu futuro!", referiu Ana Pinto Neves, presidente da Associação Insular de Geografia.

Adiantou ainda que “depois deste lançamento, seguiremos de freguesia em freguesia para lançar uma nova plataforma digital com recursos 3D e visitação online, um livro, novas brochuras, uma nova rúbrica digital promocional e promoção de 5 novas rotas temáticas.”

No evento decorreu ainda um momento de “mesa-redonda” entre representantes das cinco freguesias, um diálogo sobre a urgência de valorizar o património natural e cultural câmara-lobense

"Este é um projecto que merece ser parabenizado. É através da cooperação que conseguimos valorizar o que somos, e só com união conseguiremos construir o concelho que verdadeiramente queremos", assumiu Leonel Silva, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.