
Portugal é o país da OCDE onde é mais difícil comprar casa, tendo a pior relação entre o preço das casas e os rendimentos, segundo os dados do terceiro trimestre de 2024.
De acordo com o Expresso, o país apresenta valores 36% acima da média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e 50% acima da zona euro.
Outra das conclusões do índice de acessibilidade habitacional é que Portugal foi também o país onde o acesso à habitação mais se degradou.
Isto deve-se ao facto de o preço das casas ter mais do que duplicado nos últimos dez anos, o que representa um ritmo de crescimento quatro vezes superior em relação ao rendimento médio salarial.
A acrescentar a estes dados está o custo de vida, com o índice de preços no consumidor (o indicador da inflação) a crescer 21%, no mesmo período.
- "Trabalhamos, mas não conseguimos garantir o prato de comida": a realidade de quem vive em barracas
- Crise na habitação: Vida Justa denuncia aumento das demolições na Área Metropolitana de Lisboa
"Não é uma realidade que escolhemos com prazer"
No Bairro da Penajóia, no concelho de Almada, vivem mais de mil pessoas em centenas de barracas construídas ilegalmente. Os moradores relatam a falta de condições básicas e pedem que o governo apresente soluções para o problema.