Uma criança teve de ser transportada pela rua por causa de uma avaria num elevador do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. O caso aconteceu esta semana. A denúncia é feita pela avó da criança de 6 anos.

O menor, que faz radioterapia no IPO, deparou-se com um elevador avariado, durante um tratamento. O problema, segunda a família, ocorreu no elevador que faz a ligação do serviço de Radioterapia ao Hospital de Dia, onde as crianças fazem o recobro. Segundo a família, o menino acabou por ser deslocada pela rua.

Direitos Reservados

Questionado pela SIC, o IPO de Lisboa confirma que a porta do elevador do edifício da Radioterapia sofreu uma avaria esta quinta-feira. O Instituto diz que a empresa responsável pela manutenção do equipamento foi imediatamente notificada e que esta sexta-feira o problema deverá estar resolvido.

O IPO esclarece que, também nesta quinta-feira, foi necessário realizar uma vistoria de segurança a um dos nove elevadores do Pavilhão Central, existindo alternativas para que os utentes pudessem deslocar-se. Não há, segundo o Instituto, registo de outras avarias.

A família da criança acompanhada no IPO alega, no entanto, que as avarias são recorrentes.

No início deste mês, um outro problema na Unidade de Transplante de Medula obrigou a adiar alguns transplantes e a transferir doentes para outros hospitais. A unidade tem dois elevadores mas só um tem capacidade para transportar macas. O problema ocorreu nesse equipamento, que acabou por ficar inoperacional durante uma semana.