
A Castellana Properties, empresa cotada em Espanha e líder no sector imobiliário de retalho, acaba de anunciar hoje "a aquisição do Forum Madeira, centro comercial situado no Funchal, por um total de 63,3 milhões de euros à DWS", com a transacção a apresentar "uma rentabilidade de entrada sobre o rendimento líquido operacional (NOI) de 9,5%, estando o fecho efectivo da mesma previsto para 30 de Abril. Após as aquisições recentemente realizadas pela empresa, o valor da carteira (GAV) da Castellana Properties situa-se em torno dos 1.700 milhões de euros, com 21 activos, incluindo agora o Forum Madeira", realça em nota de imprensa.
"Esta operação, que representa a quinta aquisição da empresa em Portugal desde a sua entrada em Outubro de 2024, reforça o compromisso da Castellana Properties com o mercado português e a sua estratégia de expansão e diversificação geográfica com ativos importantes nas suas áreas de influência", refere ainda, sendo que há alguns meses o DIÁRIO já havia noticiado este negócio.
"Desde a sua inauguração em 2005, o Forum Madeira tem-se consolidado como o principal destino de moda da ilha e conta com uma Área Bruta Locável (SBA) de 21.472 m² distribuída por três níveis, atraindo anualmente cerca de 5,4 milhões de visitas, das quais mais de 33% são de turistas internacionais", recorda.
Tendo em conta que "o Forum Madeira encontra-se numa área consolidada em termos populacionais, mas ao mesmo tempo em pleno desenvolvimento, conhecida pelo seu atrativo turístico e pelo crescente mercado residencial de luxo" e, também, porque "conta com uma área de influência de aproximadamente 250.000 residentes, assim como 2,3 milhões de turistas por ano", esta foi a oportunidade de negócio que esta empresa espanhola não podia desperdiçar.
"O centro comercial está a apenas oito minutos de carro do centro da cidade e a cinco minutos da autoestrada ER101, que liga a ilha de este a oeste. A zona está a ser transformada com projetos como o Dubai Madeira, que será concluído em 2029 com 400 apartamentos de luxo, reforçando ainda mais a influência imediata do centro comercial. Além disso, com uma taxa de ocupação de 100%, este ativo contempla uma oferta comercial única na Madeira, incluindo todas as marcas do grupo Inditex, assim como o supermercado Pingo Doce, entre outras marcas. Conta ainda com 800 lugares de estacionamento para os seus visitantes", evidencia as mais-valias.
A incorporação do Forum Madeira no nosso portefólio reafirma o nosso caminho de crescimento e a aposta no mercado português. Este ativo não só reforça a nossa estratégia de diversificação geográfica e expansão internacional, mas também reflete a nossa visão a longo prazo e o nosso compromisso com um crescimento sólido e sustentável. Continuamos a apostar em mercados dinâmicos e promissores como o português, onde queremos continuar a gerar valor e construir o futuro. Alfonso Brunet, CEO de Castellana Properties
Recorde-se que "em Outubro de 2024, a Castellana iniciou a sua atividade em Portugal com a aquisição de três centros comerciais (RioSul Shopping, LoureShopping e 8ª Avenida), numa operação avaliada em 176,5 milhões de euros. Mais recentemente, em dezembro do ano passado, a empresa adicionou o Alegro Sintra à sua carteira, consolidando a sua posição no setor imobiliário comercial português".
Sobre a Castellana Properties
"A Castellana Properties (YCPS) é uma Sociedade Anónima Cotizada de Investimento no Mercado Imobiliário, fundada em 2015, especializada na aquisição, gestão ativa e reabilitação de ativos imobiliários no setor de retalho. A empresa está cotada no BME Growth desde 25 de Julho de 2018", apresenta-se.
"Proprietária de 20 centros e parques comerciais em Espanha e Portugal e com uma área bruta de aluguer de 540.191 m², o valor total da carteira da empresa situa-se em torno dos 1.693 milhões de euros. Especificamente, a Castellana Properties possui centros e parques comerciais em Astúrias, Castela e Leão, Estremadura, Madrid, Andaluzia, Múrcia e Comunidade Valenciana, em Espanha, e em Lisboa, Sintra e na região Norte (Porto), em Portugal", e agora na Madeira.
E conclui: "A Castellana Properties também possui uma classificação BBB- Investment Grade com perspectiva positiva por parte da Fitch Ratings, foi reconhecida pela terceira vez consecutiva com o EPRA sBPR Gold Award da Associação Europeia do setor imobiliário, tem 5 estrelas no ranking GRESB e 100% dos seus ativos estão certificados pelo BREEAM e alinhados com a taxonomia europeia. Além disso, a Castellana Properties tem a certificação Great Place to Work, com uma taxa de confiança dos colaboradores de 91%."